Eutanasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EUTANÁSIA


A palavra “EUTANÁSIA” é composta de duas palavras gregas: “eu” e “thanatos”, que significa, literalmente, “uma boa morte”. Este entendimento da palavra realça duas importantes características dos atos de eutanásia. Primeiro, que a eutanásia implica tirar deliberadamente a vida de uma pessoa; e , em segundo lugar, que a vida é tirada para benefício da pessoa a quem essa vidapertence – normalmente porque ela ou ele sofre de uma doença terminal ou incurável. Isto distingue a eutanásia das outras formas de retirar a vida.
A eutanásia é uma forma de apressar a morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofrimento. A ação é praticada por um médico, ou pessoa habilitada, com o consentimento do doente, ou da família.
Todas as sociedades queconhecemos aceitam algum princípio ou princípios que proíbem que se tirem a vida. Mas há grandes variações entre as tradições culturais sobre quando é considerado errado tirar a vida. Se nos voltarmos para as raízes da nossa tradição ocidental, verificamos que no tempo dos gregos e dos romanos, práticas como o infanticídio, o suicídio e a eutanásia eram largamente aceitos. Aqueles que defenderam aadmissibilidade moral da eutanásia apresentam como principais razoes a seu favor a misericórdia para com pacientes que sofrem de doenças para as quais não há esperança e que provocam grande sofrimento e, no caso da eutanásia voluntaria, o respeito pela autonomia. A eutanásia ativa continua a ser um crime em todas as nações com exceção da Holanda e Bélgica. A partir de 1973, um conjunto de casosjurídicos estabeleceu as condições de acordo com as quais os médicos, e apenas os médicos podem praticar a eutanásia: a decisão de morrer deve ser voluntaria e refletida de um paciente informado; tem de existir um sofrimento físico ou mental considerado insuportável por aquele que sofre; não pode haver outra solução razoável para melhorar a situação, e o médico tem que consultar outros profissionaissuperiores.


Eutanásia ativa e passiva


Até agora definimos ‘eutanásia’ de forma “misericordiosa”. Há contudo, duas formas diferentes de provocar a morte de outro, a eutanásia ativa e passiva.
Pode-se provocar a morte administrando, por exemplo, uma substância letal, que é a chamada eutanásia ativa. Outra forma pode-se permitir a morte negando ou retirando tratamento desuporte à vida, o que chamamos de eutanásia passiva.


Eutanásia voluntária, involuntária e não-voluntária


Há distinções nos tipos de eutanásia, que dependem do paciente: voluntária (quando a morte é de sua vontade); involuntária (quando o paciente é contra a morte); e a não – voluntária (quando o paciente não manifesta sua posição em relação á morte). Uma relação estreita entreeutanásia voluntária e suicídio assistido se abre, em que uma pessoa ajuda a outra a acabar com a própria vida. Um exemplo desse caso é o de Ramón Sampedro:
“Ramón Sampedro era um espanhol, tetraplégico desde os 26 anos, que solicitou á justiça espanhola o direito de morrer, por não mais suportar a viver. Ramón Sampedro permaneceu tetraplégico por 29 anos. A sua luta judicial demorou 5 anos. Odireito á eutanásia ativa voluntária não lhe foi concedido, pois a lei espanhola caracterizaria esse tipo de ação como homicídio. Com o auxilio de amigos planejou a sua morte de maneira a não incriminar a sua família ou seus amigos. Em novembro de 1997, mudou-se de sua cidade, Porto do Son, Galícia, Espanha, para La Coruña, 30 km distante. Tinha a assistência diária de seus amigos, pois não eracapaz de realizar qualquer atividade devido à tetraplegia. No dia 15 de janeiro de 1998 foi encontrado morto, de manhã, por uma das amigas que o auxiliava. A necropsia indicou que a sua morte foi causada por ingestão de cianeto. Ele gravou em vídeo os seus últimos minutos de vida. Nesta fita fica evidente que os amigos colaboraram colocando o copo com um canudo ao alcance da sua boca, porém,...
tracking img