Eutanásia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A eutanásia representa actualmente um tema polémico, pois enquanto uns têm como princípio a protecção da vida, existem aqueles que, devido ao seu estado terminal de saúde, desejam dar um fim ao seu sofrimento antecipando a sua morte. Independentemente da forma de Eutanásia praticada, seja ela legalizada ou não, é considerada como um assunto controverso, existindo sempre prós e contras. Asopiniões diferem consoante o tempo e a evolução da sociedade, valorizando sempre a vida humana.

PALAVRAS-CHAVES
Vida
Religião
Direitos
Ética

INTRODUÇAO

Escolhemos o tema “Eutanásia”, pois é um tema muito debatido nos dias que correm e que levanta problemas éticos, os quais podem afectar e causar diversos problemas nas relações entre família etambém entre o médico e o doente. Sempre houve doentes terminais e doentes com diversos problemas que causam a prolongada dependência dos familiares e do pessoal de saúde, no entanto antigamente eram considerados como um bem precioso, que enquanto vivesse, havia sempre a esperança e o amor à volta desse doente. Não gostamos de generalizar mas, agora parece que não passam de um estorvo. E pensamos que ésó por isso que hoje se fala tanto em eutanásia, quando antigamente as pessoas ponham termo à vida através do suicídio: o suicídio é uma decisão tomada pela própria pessoa; a eutanásia se legalizada acabará por ser uma imposição da sociedade. Há em muitos pareceres sobre esta temática, uma noção da vida que é para nós chocante, tristemente incumbida de conceito (VIDA). Esses pareceres consistem emolhar para a vida de uma forma utilitária, com base numa concepção egoísta e em critérios apenas económicos: se uma vida não é útil, se não é produtiva, se não proporciona todo o bem-estar - então não tem razão de ser. Pode eliminar-se, como se elimina um automóvel velho ou sem conserto, um par de sapatos gastos, uma camisa debotada e velha. A grande questão da eutanásia não consiste em se cadapessoa pode, ou não, ter a liberdade de escolher o seu destino. E também não reside em se uma pessoa pode pedir a outra que a mate. A questão está em que o triunfo desta visão utilitária da vida levaria à eliminação de pessoas que, não querendo elas mesmas acabar com a vida, são consideradas inúteis por uma sociedade que se tornou materialista (a decisão é transferida para os médicos, para osfamiliares e para os parlamentos, que muitas vezes estão ansiosos por se verem livres de um fardo).


O QUE É A EUTANÁSIA?

A eutanásia é o acto de egoísmo, de invocando compaixão, de matar intencionalmente uma pessoa que sofre.
Nos discursos e palestra sobre este tema “Eutanásia”, entende-se geralmente que "eutanásia" significa provocar uma boa morte ― "uma morte sem dor, uma mortemisericordiosa", em que alguém acaba com a vida de outro alguém para benefício deste. Este entendimento da palavra realça duas importantes características dos actos de eutanásia. Primeiro, que a eutanásia implica tirar deliberadamente a vida a uma pessoa; e, em segundo lugar, que a vida é tirada para benefício da pessoa a quem essa vida pertence ― normalmente porque ela ou ele sofre de uma doença terminalou incurável. Isto distingue a eutanásia da maior parte das outras formas de retirar a vida.
“Ninguém tem o direito de tirar a vida a ninguém.”*
“Só Deus, conforme o 5ºmandamento – “Não matarás””*
"O homem não pode ter poder para dispor da sua vida"*
Isto refere-se ao 1º paradigma que consiste na verdade metafísica religiosa absolutamente inatingível, em que o homem não conhece toda a verdade,não acha que pode saber tudo, apenas tem fé. A fé de que toda a verdade está em Deus.
A discussão acerca dos valores sociais, culturais e religiosos envolvidos na questão da eutanásia também tem suas raízes na Grécia Antiga. Por exemplo, Platão, Sócrates e Epicuro defendiam a ideia de que o sofrimento resultante de uma doença dolorosa justificava o suicídio. Já Aristóteles, Pitágoras e...
tracking img