Eutanásia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de ética e Cidadania - Eutanásia
Thais Silva e Rosa

Sumário:
- O que é eutanásia?
- Definição da palavra eutanásia
- Breve histórico da eutanásia
- Tipos de eutanásia
- Aspectos:
- Humano
- Religioso
- Médico
- Bioético
- Eutanásia no Brasil
- República Federativa do Brasil
- Casos reais onde a eutanásia foi aplicada
- Pesquisa de opinião
- Conclusão
- Sugestões defilmes com este tema
- Referências

- O que é Eutanásia?
A eutanásia, em sentido estrito, pode ser definida como qualquer ação ou omissão destinada a provocar a morte de um ser humano com a finalidade de suprimir o sofrimento, pondo fim “docemente” à vida própria ou alheia. A palavra vem do grego eu, “bom”, e thanatos, “morte”, significando “boa morte, morte calma”. Esse vocábulo foiempregado pela primeira vez por Francis Bacon, no século XVII. O seu antônimo é distanásia, definida como morte lenta, ansiosa e com muito sofrimento.

- Definição da palavra Eutanásia
Segundo Morselli, “a eutanásia é aquela morte que alguém dá a outrem que sofre de uma enfermidade incurável, a seu próprio requerimento, para abreviar agonia muito grande e dolorosa”. ¹
Para Pinam y Malvar “aeutanásia é aquele ato em virtude do qual uma pessoa dá morte a outra, enferma e parecendo incurável, ou a seres acidentados que padecem dores cruéis a seu rogo ou requerimento e sob impulsos de exacerbado sentimento de piedade e humanidade”. ²
Dessa forma, seja qual for a definição da palavra eutanásia, é válido ressaltar que muitos a definem de acordo com suas concepções, ou seja, conforme asua formação cultural, ética, religiosa, filosófica e jurídica.

- Breve histórico da Eutanásia
Diversos povos, como os celtas, por exemplo, tinham por hábito que os filhos matassem os seus pais quando estes estivessem velhos e doentes. Na Índia os doentes incuráveis eram levados até a beira do rio Ganges, onde tinham as suas narinas e a boca obstruídas com o barro. Uma vez feito isto eramatirados ao rio para morrerem. Na própria Bíblia tem uma situação que evoca a eutanásia, no segundo livro de Samuel (2ª Samuel, capítulo 31 , versículos 1 a 13 ).
A discussão a cerca dos valores sociais, culturais e religiosos envolvidos na questão da eutanásia vem desde a Grécia antiga. Por exemplo, Platão, Sócrates e Epicuro defendiam a idéia de que o sofrimento resultante de uma doençadolorosa justificava o suicídio. Em Marselha, neste período, havia um depósito público de cicuta a disposição de todos. Aristóteles, Pitágoras e Hipócrates, ao contrário, condenavam o suicídio. No juramento de Hipócrates consta: "eu não darei qualquer droga fatal a uma pessoa, se me for solicitado, nem sugerirei o uso de qualquer uma deste tipo". Desta forma a escola hipocrática se já se posicionavacontra o que hoje tem a denominação de eutanásia e de suicído assistido.
Estas discussões não ficaram restritas apenas a Grécia. Cleópatra VII (69aC-30aC) criou no Egito uma "Academia" para estudar formas de morte menos dolorosas.
Breve histórico da Eutanásia
Assim admitida na antiguidade, a eutanásia só foi condenada a partir do judaísmo e do cristianismo, em cujos princípios a vida tinham ocaráter sagrado. No entanto, foi a partir do sentimento que cerca o direito moderno que a eutanásia tomou caráter criminoso, como proteção irrecusável do mais valioso dos bens: a vida.

- Tipos de Eutanásia
Atualmente a eutanásia pode ser classificada de várias formas, de acordo com o critério considerado:
- Quanto ao tipo de ação:
Eutanásia ativa: o ato deliberado de provocar amorte sem sofrimento do paciente, por fins misericordiosos.
Eutanásia passiva ou indireta: a morte do paciente ocorre, dentro de uma situação de terminalidade, ou porque não se inicia uma ação médica ou pela interrupção de uma medida extraordinária, com o objetivo de minorar o sofrimento.
Eutanásia de duplo efeito: quando a morte é acelerada como uma consequencia indireta das ações médicas que...
tracking img