Eutanásia segundo o artigo 29 do código de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO

1- EUTANÁSIA SEGUNDO O ARTIGO 29 DO CÓDIGO DE ENFERMAGEM

1.1. Apresentação

A eutanásia é um tema polêmico que está em debate no mundo é que vem ganhando importante espaço nas discussões contemporâneas em diferentes sociedades, especialmente a partir da segunda metade do século XX. Esta Representa atualmente uma complicada questão de bioética e biodireito, pois propõe ainvestigar a moralidade dos atos humanos, é um tema bastante relevante e complexo, pois, sua discussão envolve todos os ângulos possíveis: científico, legal, ético, filosófico, moral, religioso e até mesmo econômico.
No sentido pejorativo, significa “tirar a vida do ser humano”. Esta compreensão suscita considerações que ferem os valores morais, éticos e os de direito, o que torna o assunto polêmico. Noentanto, o termo “eutanásia” representa muito mais do que a simples interrupção da vida. Aprofundando o conceito, eutanásia significa morte sem dor, sem sofrimento desnecessário (eu = bom e thanatos = morte), sendo atualmente entendida como uma prática para abreviar a vida a fim de aliviar ou evitar sofrimentos aos pacientes ou até mesmo uma espécie de ajuda ao moribundo, por parte do médicoconsciencioso e atento aos sofrimentos e angústias do enfermo.
A assistência de enfermagem é de preservar a vida, dar o alívio do sofrimento e a restauração da saúde. Durante a fase, o paciente e sua família esgotam todas as suas perspectivas de regressão da doença. Neste momento, o enfermeiro, paciente e família passam por modificações psicológicas, denominadas de fases da morte: negação, raiva,barganha, depressão e aceitação. A enfermagem, que está direcionada à preservação da vida, também busca o alívio do sofrimento das pessoas nestas situações, buscando dar todo conforto ao paciente e proporcionando consolo aos seus familiares.
Esta assistência prestada deve estar de acordo com a Lei do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem estabelecida na resolução do COREN de 2007. A éticarefere-se aos padrões de conduta moral, significa saber o que é certo e o que é errado, e como agir para chegar ao equilíbrio. Portanto, a assistência ao paciente deve ser humanizada, respeitando este ser como um todo. Uma das recomendações dos consensos sugere que, uma vez tomada à decisão de suspensão de suporte de vida em paciente, a atenção da equipe deve ser dirigida no sentido de aliviar-lheo sofrimento e o da sua família, bem como assegurar-lhe uma morte mais digna. Resumidamente, podemos trazer uma simples conceituação de eutanásia, como sendo a ocisão indolor que é administrada como prevenção da morte por causas naturais no curso de doenças terminais, e que pode corresponder ao conceito de eutanásia comissiva – ou positiva, ou ativa – e, respectivamente, de eutanásia negativa oupassiva.

1.2. Objetivos

1.2.1. Geral
O objetivo do projeto e demonstrar a eutanásia sobre o artigo 29 do código de enfermagem. Esta assistência prestada deve estar de acordo com a Lei do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem estabelecida na resolução do COREN de 2007.
Sendo conceituada como a eliminação da vida alheia, praticada por um relevante valor moral, com o intuito delivrar um doente, sem esperança de cura, dos inúmeros sofrimentos que vem passando, é um assunto polêmico e doloroso, seja para a família, sociedade e os profissionais de saúde. É um tema bastante relevante e complexo, pois, sua discussão envolve todos os ângulos possíveis: científico, legal, ético, filosófico, moral, religioso e até mesmo econômico e no Brasil é considerada ilegal.
1.2.2.Especifico
Segundo o projeto o Profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais respeitando a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões, exerce suas atividades com competência para a saúde na sua integridade, de acordo com os princípios da ética e da bioética...
tracking img