Europa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A Europa é o berço da civilização ocidental, um espaço geográfico de grande dimensão que, historicamente, tem sido palco de profundas transformações da Humanidade. Neste espaço nasceram nacionalidades e soberanias que se fortaleceram ao longo dos séculos, que alteraram as suas diversidades em todos os domínios, não apenas culturais, mas também políticos, económicos, sociais etecnológicos.
Na primeira metade do século XX, a Europa perdeu o seu histórico estatuto de espaço político e económico dominante no mundo e, nos anos mais recentes, encontra-se perante enormes desafios quanto à manutenção ou mesmo sobrevivência de algumas conquistas civilizacionais, designadamente em termos de direitos humanos, modelo social, prosperidade económica e segurança. A criação da ComunidadeEconómica Europeia em 1957, a sua posterior transformação em União Europeia e o seu recente alargamento a 25 Estados, representa uma tentativa de construir um espaço de paz e de prosperidade, onde antes a História registava rivalidades e conflitualidades permanentes.
A UE continua a ser um espaço em formação, onde hoje coabitam cerca de 450 milhões de habitantes com culturas, línguas, religiões eetnias diversificadas, com graus de desenvolvimento económico muito diferenciados e com modelos políticos, económicos e sociais que se afastam em alguns casos. A Europa desenvolveu todo um sistema de valores, políticos, culturais, filosóficos, sociais e económicos, que dotaram o continente europeu de especificidades que, pelo menos, no mesmo grau, ainda não ocorreram em qualquer outro espaço outempo. Em particular, o modelo social europeu continua a diferenciar a UE de outros espaços económicos. No entanto, alguns desenvolvimentos recentes, como a globalização, a deslocalização e certas reinterpretações de modelos e de valores, constituem motivo de preocupação e suscitam justificadas angústias em muitos, sendo evidentes alguns fenómenos de falta de coesão que ocorrem nas nossas sociedadese que as mesmas não têm sabido resolver.
Nos nossos dias, a Europa enfrenta os desafios políticos, socioculturais, económicos, organizacionais e de gestão, do seu modelo, mas também do envelhecimento demográfico, do esgotamento de muitos dos seus recursos naturais, da perda de competitividade económica, da reorientação das funções do Estado, da adaptação a novos modelos tecnológicos, do nívelde vida dos seus cidadãos e, em última instância, da sustentabilidade do próprio modelo global, o que impõe profunda reflexão como fase necessária para preparar opções e escolhas políticas.
Igualmente importa ainda refletir sobre o papel de Portugal na UE e sobre os problemas portugueses, procurando respostas aos desafios colocados por uma maior integração europeia, pelo alargamento da UE e peloreforço da liberalização e globalização económicas, ou seja, por todo um quadro que, acentuando as fragilidades económicas e sociais do nosso modelo de crescimento, que carece de ser pensado para poder ser corrigido e convenientemente adaptado. Contribuir para a discussão sobre o futuro da Europa e a forma como Portugal se deverá integrar nesse espaço em inelutável evolução constitui, para além deuma evidente necessidade, um ato de cidadania.

A atual geografia da Europa

A União Europeia, tal como existe hoje, é o resultado de uma longa evolução que vem desde os inícios da década de 50 e que visa intervir tanto nos domínios económico, social e político, como no âmbito dos direitos dos cidadãos e das relações externas dos seus 27 Estados-membros:Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca,Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos,Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Reino Unido.
Os membros da União tem crescido a partir dos seis Estados-membros fundadores - Bélgica, França, Alemanha (então Ocidental), Itália, Luxemburgo e Países Baixo, que...
tracking img