Europa no centro do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

O século XVI foi o século repleto de transformações, caracterizado por movimentos culturais, revolução cientificas, crises e guerras. Esse período também foi que as colonizações nos novos territórios começaram pra valer, incluindo exploração em massa de metais o que ajudou a enriquecer alguns países europeus colonizadores.
Até o fim deste século os europeus já tinham conhecimentode logaritmos, eletricidade, telescópio e microscópio, lei da gravitação (as leis de Newton), pressão atmosférica, calculadoras, enfim estavam a frente do resto do mundo.
Já nas América neste mesmo período foram descobertas lavras de ouro no território brasileiro, vindo a ser o episódio mais espetacular da história econômica do Brasil, o que provocou repercussão para a metrópole e para boaparte do mundo. Já que até então não havia sido encontrado um volume significativo.
A economia abandonou lentamente o extrativismo, o trafico do pau-brasil, para uma exploração mais racional e estável. Nossa população era estimada em 300 mil povoadores e mais de 1.500.000 de índio nativos.
Neste período também, temos conhecimentos das revoltas por independência do Brasil. A burguesia sentia comose seu desenvolvimento fosse freado ao enfrentar governos absolutistas que lhes impunha altos impostos além de não poder comercializar livremente seus produtos. E assim surgiam as revoltas como a guerra dos emboabas, inconfidência Baiana e Mineira.






Desenvolvimento:

Guerra entre os Países Baixos e a Espanha

Durante todos os estudos da história podemos perceber o quanto algunspaíses europeus lutavam por mais territórios e poder perante os outros. Neste contexto surge mais uma guerra em busca da independência.
Os Países Baixos pertenciam ao império espanhol, mas tinham uma visão diferente da “metrópole”, sua religião predominante não era católica como da maioria esmagadora do resto do continente neste século. Tinham bases calvinistas e protestantes o que lhe causavamperseguição. Os nobres locais foram excluídos do governo, sofriam com altos impostos desemprego. Surgiu revoltas liberais contra as forças espanholas e salvaram cidades já sitiadas. Porém algumas províncias acabaram voltando a ser parte da Espanha por não concordar com a visão calvinista que os revoltosos seguiam. Depois de algum tempo e lutas, os estados protestantes enfim se uniram o quelevariam mais tarde a independência perante a Espanha. Vendo isto os espanhóis enviaram um exército para recapturar e frear a independências das províncias, obtendo algum sucesso inicial. Porém as províncias pediram ajuda internacional da França e Inglaterra.
A Inglaterra já apoiava a revolta ( não - oficialmente) e decidiu intervir a favor dos Países Baixos, o que fez a Espanha formar uma armada querevolucionou a guerra naval daquela época, mas não foi o suficiente já que os ingleses saíram vitoriosos, com experiência de navegação e persistiram em suas pilhagens contra a Espanha em alto mar e continuaram a enviar tropas para auxiliar os inimigos do império espanhol.
Sobre pressão financeira e militar, a Espanha cedeu os Estados do |Sul dos Países Baixos.


Formação do Estado espanholEntre os séculos XIV e XVI os Estados Nacionais começaram a se formar, já que o feudalismo já começava a se desintegrar e o capitalismo comercial entrava em questão. A consolidação dos Estados Nacionais vinham através de uma série de mudanças na Europa ocidental, como o enfraquecimento dos senhores feudais, o comercio em alta, a vida urbana e o nascimento da burguesia.
Com os Estados Nacionais,surgiu a necessidade de centralizar o poder, juntamente com a nobreza e controlar o capitalismo comercial e a burguesia. Porém, durante o processo os territórios espanhóis foram invadidos por árabes muçulmanos conhecidos como mouros que ocuparam a região. Por meio de guerra reconquistaram seus territórios e consolidaram o Estado espanhol.
Durante o século XV a Europa passava por uma séria crise...
tracking img