Europa napoleonica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Europa Napoleônica: total sintonia com a burguesia derrubou todas as monarquias absolutista e consolidou o poder burguês. Realizou as cobranças de impostos, investimentos na indústria, concordada com a igreja (igreja sobre proteção do poder burguês, mas sem privilégios; a religião napoleônica era a que vigorava no local), criou o código civil (conjunto de leis sobe perspectiva burguesa). Lemada revolução: igualdade e propriedade, a liberdade foi suprimida. Em 1805, Áustria e Prússia derrotadas, tratado de não agressão com a Rússia, mas faltava a Inglaterra. Resolveu então pelo bloqueio continental, querendo sufocar a Inglaterra, mas não obteve muito êxito: América espanhola e portuguesa se tornaram mercados para os ingleses, indústria francesa se tornou incapaz de suprir asnecessidades europeias, levando países a romper o bloqueio (Rússia – onde travou uma guerra e acabou por perder, general inverno). Em 1815, na batalha de Waterloo, onde estava sem o apoio da burguesia, foi sua definitiva derrota. Após a derrota da França, houve o congresso de Viena (Áustria, Prússia, Rússia e Inglaterra) pretendiam restaurar o absolutismo, com o principio da legitimidade.
2. Nova ordemmundial (séc XIX):
* Revoluções liberais: liberalismo burguês penetrando nas velhas sociedades aristocráticas e europeias. Expressa os objetivos burgueses, mas foi o inicio da caminhada independente dos trabalhadores, o ciclo revolucionário foi retomado em 1830 e 1848 consolidando o triunfo da burguesia. Em 1848 foi implantada a republica com sufrágio universal, onde antes, houve odesenvolvimento industrial, com a consolidação da mesma, gerando grande empobrecimento das massas trabalhadoras, levando a expansão imperialista.
* Unificação Alemã: 1830 houve o zollverein gerando a queda das barreiras de comércio entre os reinos germânicos, a unificação ocorreu sob o comando de Bismark enfrentando os inimigos. O auge foi a guerra franco-prussiana, onde a Alemanha venceu e conquistouos territórios de Alsacia e Lorena (importantes minas de ferro e carvão).
* Unificação Italiana: A Itália era atrasada, pobre, se vendo necessária uma modernização, a iniciativa veio do reino de Piemonte, que com guerras, foi “conquistando” os outros reinos italianos, ao seu favor, em 1870 as tropas unificadores marcham em roma e concluem a unificação. A Itália se transformou em uma monarquiaconstitucional capitalista.
* EUA: Guerra de Secessão: no séc XIX, os EUA realizaram a “marcha para oeste” ampliando seu território até o pacifico (México – Texas – e Indios – dizimados, devastou o território indígena – foram os mais afetados). Estados DESunidos da América, o sul queria livre comercio com a Inglaterra, escravidão, agrícola, já o norte queria protecionismo, barreirasalfandegárias. Entre 1861 e 1865 ocorreu a guerra civil entra Norte e Sul, onde o Norte saiu vitorioso, sendo o passo decisivo para o desenvolvimento (fim da escravidão, protecionismo, indústria, comércio desenvolvido. O negro foi perseguido, explorado e discriminado).
* Japão e a Era Meiji: economicamente o Japão era um pais emergente, e politicamente era feudal, com a rebelião burguesa derrotou ossamurais e implantou o novo regime começando a era Meiji em 1870. O japão se industrializa e acaba se convertendo num agressivo pais imperialista, desenvolvendo uma politica colonizadora na Ásia, disputando com as potencias ocidentais.
3. Segunda revolução industrial
* A aceleração da indústria fez as cidades crescerem dotadas de melhorias. Empresas aumentaram o seu capital formando grandestrustes, e monopolizavam o mercado formando os carteis. Em toda parte se via barreiras alfandegárias e o capitalismo virou uma panela de pressão.
* Imperialismo e Neocolonialismo: Minérios preciosos, mercados consumidores e super exploração da mão-de-obra barata). Colonização África e Ásia: Doutrinas (“Darwinismo social”: os mais fortes e rápidos sobrevivem; Missão civilizadora e cristã:...
tracking img