Eurocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EUROCENTRISMO.
Eurocentrismo corresponde a uma expressão que emite a idéia no mundo como um todo de que a Europa e seus elementos culturais são referência no contexto de composição de toda sociedade moderna. 

De acordo com diversos estudiosos e analistas essa perspectiva se mostra como uma doutrina que toma a cultura européia como a pioneira da história, dessa forma se enquadra como umareferência mundial para todas as nações, como se apenas a cultura Européia fosse útil e verdadeira. 

Essa ideologia de centralidade cultural européia ganhou uma proporção tão grande que dentro e fora da Europa existe a visão de que essa representa toda a cultura ocidental no mundo. 

No entanto, esse fechamento cultural é negativo uma vez que não leva em consideração as inúmeras culturas decivilizações que contribuem para a diversidade sociocultural do mundo, principalmente daquelas nações que foram colonizadas pelos europeus a partir do século XV. 

Para os Europeus os índios não passavam de selvagens pessoas que não evoluíram com o passar do tempo e como acreditava que o continente era vazio, com a descoberta dos índios houve um grande choque cultural, no qual os Europeus acreditavamque deveria ser mudado. E assim tornar os índios pessoas mais “civilizadas”.

Os autores tentam de uma forma abrangente desconstruir essa visão Eurocêntrica a partir de dados históricos, de acordo com Manuela Carneiro Cunha, quando os portugueses descobriram o Brasil, passaram a conhecer um povo novo, completamente diferente, como se entrassem em um novo mundo. Tirando assim o foco principal daEuropa, com isso ao chegarem ao Brasil tentaram implantar seus costumes entre os indígenas, no entanto eles não sabiam que os índios tinham seus próprios costumes e sua religião.

Outro ponto argumentado pelo padre José Anchieta era que os nativos já tinham uma visão próxima da visão Européia na concepção de família é de que o homem é o líder de sua família, quebrando a idéia de que eram apenasselvagens, sem alma e sem estruturação social, assim também quebrando a visão eurocêntrica. 
Apesar desse processo recentemente estar recebendo uma série de questionamentos e críticas contrários na própria Europa e em outras sociedades globais, mesmo assim isso continua ocorrendo. Um exemplo mais claro disso é a divisão do planeta Terra em hemisfério ocidental e hemisfério oriental uma vez que oMeridiano principal de mudança de data está localizado em município na periferia de Londres chamado de Greenwich.
Comentarios interressantes:
A crise na Europa parece ter fermentado uma clara sensação de insatisfação política, que já derrubou governos, e, aparentemente, afeta a psique europeia. Como o sr. avalia o momento histórico no continente e quais seriam os paralelos?
ROBERT DARNTON - Achojusto dizer que há uma crise de confiança na Europa. Claro, há uma base econômica, com o desemprego em alta e bancos quebrando ou com risco de quebrar. Mas a questão vai além: há dúvidas sobre o futuro da Europa em si.
Há sinais de descontentamento nas pequenas comunidades --imagine a fragmentação espiritual no norte da Itália, no leste da Espanha ou mesmo nos Bálcãs-- com as unidades políticasfundamentais, sejam nacionais ou europeias, questionadas. É uma balcanização fora dos Bálcãs.
As pessoas estão refletindo sobre a Europa e seu lugar no mundo, e, ao fazer isso, pensam em países como o Brasil, a Turquia, a China e as novas potências emergindo. Quando eu vou à Europa, noto uma sensação de exaustão, de estar ficando para trás na corrida.
No norte da Europa, as coisas vão bem. Mas éclaro que o ressentimento dos gregos em relação aos alemães e dos alemães em relação aos gregos mostra que algo está fora de sincronia. Portanto é justo dizer que os europeus estão questionando a Europa.
| Leticia Moreira/Folhapress | |
| | |
| O historiador americano Robert Darnton na Flip de 2010 | |
A percepção de importância europeia persiste, mas a auto-estima parece...
tracking img