Eurocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EUROCENTRISMO

O Eurocentrismo é uma visão de mundo a partir do ponto de vista Europeu, esse conceito foi implantado no período do descobrimento e de colonização no Brasil, os Europeus implantaramsuas culturas tanto no ponto de vista artístico como no religioso por volta de 1942, a cultura Européia segundo estudiosos foi a pioneira, o que a tornou referencia para outros povos colocando-a comoúnica e verdadeira cultura. As impressões causadas pelo eurocentrismo em relação aos índios, é de que eles eram um povo sem cultura e não possuíam historia.Acreditavam que os índios serviam apenas comoescravos, por não serem pessoas sociáveis, sem intelecto.

Para os Europeus os índios não passavam de selvagens pessoas que não evoluíram com o passar do tempo e como acreditava que o continenteera vazio, com a descoberta dos índios houve um grande choque cultural, no qual os Europeus acreditavam que deveria ser mudado. E assim tornar os índios pessoas mais “civilizadas”.

Os autores tentamde uma forma abrangente desconstruir essa visão Eurocêntrica a partir de dados históricos, de acordo com Manuela Carneiro Cunha, quando os portugueses descobriram o Brasil, passaram a conhecer um povonovo, completamente diferente, como se entrassem em um novo mundo. Tirando assim o foco principal da Europa, com isso ao chegarem ao Brasil tentaram implantar seus costumes entre os indígenas, noentanto eles não sabiam que os índios tinham seus próprios costumes e sua religião.

Outro ponto argumentado pelo padre José Anchieta era que os nativos já tinham uma visão próxima da visão Européia naconcepção de família é de que o homem é o líder de sua família, quebrando a idéia de que eram apenas selvagens, sem alma e sem estruturação social, assim também quebrando a visão eurocêntrica. ParaMontaigne o Eurocentrismo era uma visão antropológica relativista de respeito a cultura, equiparando as duas sociedades no mesmo patamar social, rebatendo a idéia de que eles eram bárbaros por serem...
tracking img