eunaoseidenada

3431 palavras 14 páginas
Colégio Estadual vicenti tomazini Titulo do Trabalho LIBERDADE Alunos
Ruan Caio Ramos
Paula Amanda

Francisco Alves , 2014

Apresentação
Trabalho em Equipe
Disciplina : Filosofia
Professora : Deborá Costa
1º Bimestre
2 Ano do Ensino médio
Turno : Noite Nº *A liberdade humana na perspectiva kantiana
*O limite da liberdade de expressão no Âmbito jurídico
A teoria da liberdade para os filósofos
*Sartre
*Aristóteles
*Hegel
*Jean – Jacques Rousseau
* Hannah ARENDT

O presente artigo tem por objetivo principal estudar o conceito sartreano de Liberdade desenvolvido pelo filósofo francês em O Ser e o Nada. Através deste obra, Sartre deu rica contribuição à filosofia existencialista que estava se desenvolvendo na Europa, a tal ponto que, na segunda metade do século XX, Sartre foi considerado o principal teórico do existencialismo francês. (Conforme FORTES, p. 14. In: SARTRE, 1986). A filosofia existencialista de Sartre, presente em seus textos filosóficos e em seus romances e peças de teatro, exerceu profunda influência nas gerações da década de 40, 50 e 60, a tal ponto que se transformou em ícone inspirador do contestador movimento estudantil da década de 60.

Transcendendo o cenário europeu, o pensamento de Sartre exerceu, igualmente, influência no Brasil. O conhecido movimento artístico "Tropicalismo" ocorrido no Brasil, principalmente através da música, teve influência decisiva do existencialismo sartreano e suas idéias de engajamento político, liberdade etc. (Conforme ALMEIDA, 1998, p. 42). Nesse mesmo contexto, diversas peças de teatro de autoria sartreana foram montadas e encenadas no Brasil. (MOUTINHO, 1995, p. 80).

Se, por um lado, a literatura sartreana teve grande destaque nos meios artísticos brasileiros, a mesma intensidade de massificação não ocorreu com sua filosofia. Esta ficou mais conhecida pelos

Relacionados