eukjggfdhrd

322 palavras 2 páginas
O descarte de pilhas e baterias vem se transformando num grave problema ambiental.
Isso porque muitos dos elementos utilizados na fabricação destes produtos – mercúrio, chumbo, cobre níquel, zinco, cádmio e lítio – são tóxicos e podem acabar contaminando a fauna e a flora caso não recebam destinação adequada.

Uma bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformando energia química em energia elétrica. Uma bateria pode produzir cargas, por exemplo, para forçá-las através do filamento de uma lâmpada incandescente. Sua capacidade para realizar trabalho por reações elétricas é medida em Volt, unidade nomeada por Volta. Um volt é igual a 1 joule de trabalho ou energia por cada Coulomb de carga. A capacidade elétrica de uma bateria para realizar trabalho é denominada Força Eletromotriz, ou fem.
Classificação e comentário do autor das e baterias podem ser classificadas de várias maneiras de acordo com seu formato, tamanho, sistema químico, se não abertas ou fechadas, removíveis ou fixadas no aparelho, entre outros. Podem ser divididas em primárias (one way ou pilhas descartáveis) e secundárias (baterias recarregáveis ou acumuladores). As baterias recarregáveis, isto é, fixas em alguns aparelhos, são utilizadas para “armazenar” memória em computadores portáteis, entre outras aplicações. Outra classificação refere-se à finalidade a que se destinam: para uso caseiro e em geral em muitos equipamentos portáteis (domésticos e profissionais), correspondendo a 90% do mercado mundial; pilhas tipo botão: utilizadas em relógios, câmeras fotográficas, aparelhos de surdez; e outros, respondendo por 2% do mercado mundial; e recarregáveis: utilizadas em computadores portáteis, telefones celulares e sem fio, câmeras de vídeo, brinquedos, ferramentas elétricas, além de equipamentos que possuem bateria fixa em sua estrutura; correspondendo a 8% do mercado mundial.. O Quadro 1 apresenta os

Relacionados