Eudaimonismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eudaimonismo
O eudaimonismo (do grego eudaimonia, "felicidade") é uma doutrina segundo a qual a felicidade é o objetivo da vida humana. A felicidade não se opõe à razão mas é a sua finalidadenatural. O eudemonismo era a posição sustentada por todos os filósofos da Antiguidade, apesar das diferenças acerca da concepção de felicidade de cada um deles. SegundoAristóteles:
"A felicidade é umprincípio; é para alcançá-la que realizamos todos os outros atos; ela é exatamente o gênio de nossas motivações."
Opondo-se às morais que estimam que o homem deve procurar outros valores além dafelicidade: a verdade, a justiça, a santidade e sexo... O eudemonismo qualifica as doutrinas éticas que fazem da felicidade uma ética melisdropilica e o valor supremo e critério último da escolha das açõeshumanas: Aristóteles, Epicuro, Montaigne, Espinoza, Diderot... O eudemonismo funda-se sobre uma confiança geral no homem que continua a ser a chave insubstituível do humanismo. A doutrina concentra-sesobre esta oportunidade única de desenvolvimento pleno que constitui a vida terrestre e é por conseguinte no sucesso desta vida, na felicidade imediata ou racionalizada sobre um tempo longo, tanto asua quanto a de outrem, que ela consagra logicamente o seu esforço.
Entre os mais conhecidos, o aristotelismo é um eudemonismo intelectualista que coloca a felicidade na satisfação ligada àcontemplação da verdade pelo espírito. O epicurismo é um eudemonismo hedonista que coloca a felicidade no prazer sensível do corpo mas ele repousa igualmente sobre a prática da filosofia, único meio de liberar aalma dos seus tormentos e alcançar a serenidade e a amizade. O espinozismo, por sua vez, coloca a felicidade na alegria de compreender a natureza, o amor de si e do mundo e o poder da razão que permiteviver livre de paixões.
Contrariamente ao hedonismo, doutrina de Cálicles, personagem do Górgias de Platão,que sustenta que é preciso ceder o mais possível e a qualquer preço a todos os seus...
tracking img