Eucalipto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

CARLOS EDUARDO SKRZECZKOWSKI

O EUCALIPTO E A CELULOSE

CURITIBA / 2011

CARLOS EDUARDO SKRZECZKOWSKI

O EUCALIPTO E A CELULOSE

Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Informática Básica do Curso de Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Federal do Paraná.
Orientador: Prof. José Guilherme Prata
Co-ordenador: Marina M.N.CURITIBA / 2011

RESUMO

O eucalipto é uma árvore bastante versátil e com inúmeras aplicações industriais. Algumas espécies são utilizadas para a produção de celulose, o processo de fabricação de celulose consiste basicamente na transformação da madeira em material fibroso, as fibras liberadas são, na realidade, a celulose industrial, mais da metade da produção 419 mil toneladas correspondeu a papéispara embalagens. Os planos de expansão da monocultura do eucalipto da ex-Aracruz Celulose e o aumento de produção de celulose em todo o País definitivamente coincidem com a fusão com a Votorantim Celulose e Papel (VCP), que recebeu o nome de Fibria. Com a 4ª usina, e novos investimentos também no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais e na Bahia.

PALAVRA CHAVE:

SUMÁRIO

Sumário

1.1INTRODUÇÃO 5
2.1 DESENVOLVIMENTO 6
° DESEMPENHO EM 2010..................................................6
° EXPECTATIVAS............................................................8
3.1 CONCLUSÃO 10
° FABRICAÇÃO 1...........................................................11
° FABRICAÇÃO2..........................................................12



1.1 introdução
O texto a seguir trata de relatar o eucalipto e a extração de celulose.

O eucalipto é uma árvore bastante versátil e com inúmeras aplicações industriais. Algumas espécies são utilizadas para a produção de celulose, de outras, são extraídos óleos essenciais com os quais são fabricados produtos de limpeza, alimentícios, perfumes eremédios.

Figura [ 1 ] Plantação de Eucalipto no Mato Grosso

1.2 desenvolvimento

DESEMPENHO EM 2010

O desempenho de 2010 favorece o novo ciclo de expansão do setor, que prevê investimentos de 20 bilhões de dólares nos próximos dez anos, visando à ampliação da base florestal e o aumento da produção de celulose e papel, para atender a crescente demanda interna e a expansão dos mercadosemergentes", disse a Bracelpa, em nota.
Em dezembro, as empresas brasileiras do setor produziram 1,217 milhão de toneladas de celulose, queda de 0,2 por cento em relação ao mês imediatamente anterior e de 0,8 por cento contra dezembro de 2009. As exportações de celulose no acumulado de 2010 atingiram 8,375 milhões de toneladas, avanço de 1,8 por cento ante o ano anterior. O crescimento anual ficouacima da previsão de avanço de 0,4 por cento feita pela própria Bracelpa.

EXPECTATIVAS

A expectativa é que a produção de celulose chegue em 2020 a 44 milhões de toneladas em todo o País. Em 2009, foram produzidos 14 milhões de toneladas, e o crescimento previsto preocupa ambientalistas e agricultores do Espírito Santo. Ao todo, a ex-Aracruz Celulose (Fibria) possui mais de 250 mil hectaresplantados com eucaliptos e mais 86 mil hectares distribuídos em pequenas propriedades agrícolas através do projeto Fomento Florestal em 132 municípios do Estado, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com a previsão de crescimento destes plantios, a preocupação é ainda maior. Criado em 1990, como estratégia da empresa para ampliar suas plantações de eucalipto, já que na época era proibida decomprar mais terras, o Fomento Florestal incentivou a migração de centenas de agricultores para a área da monocultura no Estado, gerando prejuízos aos contratados, além de prejudicar a produção de alimentos.


A previsão para o País é que surjam 50 mil hectares a mais de terras plantadas com mudas de eucalipto nos próximos dez anos. No Estado, essa expectativa se reflete em pelo menos 10 mil...
tracking img