eu e a galinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
WEB AULA 1
Unidade 2 – A Gestão de Pessoas no contexto organizacional
 
Olá, seja bem-vindo à Unidade 2 da disciplina de Gestão de Pessoas, uma área emergente da administração, que na atualidade exerce papel estratégico para as organizações. Mergulhar nesse tema irá possibilitar-lhe não só compreender o que as empresas estão fazendo para se tornarem bem-sucedidas, como também permitirá quevocê possa influenciar as empresas por onde passar e que ainda não percebem a importância de se investir na gestão de pessoas. Vamos aos estudos?
Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa a cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. Constituem a rigor uma evolução das áreas designadas no passado como Administraçãode Pessoal, Relações Industriais e Administração de Recursos Humanos (GIL, 2001, p. 17).
Porém, Chiavenato (2002, p. 17) explica que a gestão de pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características docontexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis importantes.
Chiavenato (2002, p. 162) apresenta os principais objetivos da Gestão de Pessoas:
a)    criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidades, motivação e satisfação para realizar os objetivos da organização;
b)    criar, manter edesenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, e alcance dos objetivos individuais; e
c)    alcançar a eficiência e eficácia através das pessoas.
Para que os objetivos da Gestão de Pessoas sejam alcançados, compete à Gestão de Pessoas:
a)    Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
b)    Proporcionar competitividade àorganização.
c)    Proporcionar à organização empregados treinados e motivados.
d)    Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho.
e)    Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho.
f)     Administrar a mudança.
g)    Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
O vídeo esclarece que atualmente a nova visão de gerenciar pessoas traz a premissa“gestão com pessoas”, passando de uma área burocrática, fechada, monopolística e centralizadora, para uma área aberta, moderna, flexível e descentralizadora, ajustada ao planejamento estratégico da organização. Essa área emergente da administração vem recebendo novas nomenclaturas nas organizações, tais como gestão de pessoas, gestão do capital intelectual, gestão de talentos, entre outras.
Avisão da Gestão de Pessoas estratégica está em dotar a organização de talentos, visando atingir a eficácia organizacional.
Como vimos na Unidade 1, a nova concepção da gestão de pessoas consiste em acreditar que são as pessoas que podem dotar as organizações de maior competitividade e conduzi-las a patamares não imaginados. Um dos maiores desafios da Gestão de Pessoas está em dotar a organização detalentos, visando atingir a eficácia organizacional.
Mas como encontrar tais talentos?
Quer entender na prática? Então assista ao vídeo sobre o processo de seleção da Heineken.
Já imaginou a emoção desse candidato ao saber de forma inusitada que foi aprovado no processo de seleção? Esse é um exemplo de processo inovador de captação de talentos, onde se avalia não apenas o conhecimento, mas aproatividade e o diferencial dessa pessoa em relação às demais, pois como Chiavenato (2002) explica, para ser um talento o indivíduo precisa possuir algo peculiar, algum diferencial competitivo. Os talentos são dotados de conhecimentos, habilidades e competências (CHA), que são constantemente reforçados, atualizados e recompensados.

Para saber mais
Competência é o conjunto de conhecimentos,...
tracking img