Eu e eu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Influências do Barão de
Münchhausen na
Psicologia da Educação
Ana Mercês Bahia Bock
De início, gostaria de esclarecer que este trabalho está guiado pelo princípio de que é preciso transformar a Psicologia, seus saberes e seus fazeres, possibilitando um compromisso maior dos psicólogos com as reais necessidades de nossa população, e com a melhoria fundamental das condições de vida.
Estanão é uma tarefa para poucos e menos ainda para pessoas isoladas que se pensam capazes desse esforço individual. É trabalho para muitos e deve ser resultante de um esforço coletivo na construção de um novo projeto de profissão.
Nesse sentido, a reflexão aqui apresentada pretende ser uma contribuição nesse campo, orientada pelo objetivo de olhar criticamente a Psicologia, para retirar dessa reflexãonovas possibilidades científicas e profissionais. Não é, portanto, uma reflexão que se apresente pronta e acabada, mas é uma síntese possível para o momento.
Em meu trabalho de doutorado, tive a oportunidade de refletir sobre o significado atribuído, pelos psicólogos, ao fenômeno psicológico. Acreditava estar aí, nesse aspecto, um dos maiores problemas da Psicologia. A naturalização dopsicológico, operada na Psicologia, enquanto ciência e enquanto profissão, seria o mecanismo mais eficiente para deslocar a Psicologia da possibilidade real de contribuir

Psicologia e Educação: Desafios Teárico-Prdtkos
para a transformação social. Entendíamos como urgente fazer a crítica a esse processo de naturalização, para que a visão do fenômeno psicológico surgisse a partir da perspectiva históricae, com ele. viessem novas possibilidades para a Psicologia.
Assim, dispusemo-nos a estudar o significado que psicólogos atribuíam ao fenômeno psicológico e a visão de homem subjacente a esses significados, assim como as concepções que possuíam de saúde e do trabalho do psicólogo; além disso, buscamos também estudar o significado do fenômeno psicológico presente em publicações dos órgãos dacategoria, no período de 1980 a 1995, que se constituíam como referência para os psicólogos em São Paulo.
"Compreender o significado atribuído ao fenômeno psicológico por uma amostra de psicólogos em São Paulo, relacionando-o às alterações do conceito decorrentes do movimento da profissão na sociedade e da própria história da Psicologia no Brasil e às concepções liberais de homem presentes naPsicologia... " (Bock, 1997, p. 7), foi como apresentamos, no texto da tese de doutorado e depois na sua publicação*, a finalidade de nosso trabalho.
O estudo foi realizado entre 1992 e 1997. Mil questionários foram enviados a uma amostra extraída pelo procedimento de amostragem probabilístico sistemática entre os psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e residentes naCidade de São Paulo. Dos mil questionários enviados recebemos de volta 47, dos quais três estavam em branco, com a justificativa de que não trabalhavam como psicólogos. Apesar do número muito pequeno de retorno, a dispersão dos dados, que obtivemos com o conjunto dos questionários, permitiu-nos considerar a pequena amostra rica e suficiente para nossos objetivos. Assim, trabalhamos com os 44questionários que retornaram.
As perguntas do instrumento eram abertas e referiam-se a "como você define o objeto da Psicologia: o fenômeno psicológico?", "como você trabalha esse fenômeno na sua prática profissional?", "quais os fatores fundamentais para o desenvolvimento desse fenômeno no Homem?", "quem é o homem na Psicologia" e finalmente a "qual a sua concepção de saúde psicológica?".
O trabalho, noseu conjunto, procurou articular as concepções encontradas nesses questionários com:
• as visões encontradas nas publicações das entidades representativas da categoria (publicações do CRP-6a região - São Paulo, do

As Influências do Barão de Miinchhauscn na Psicologia da Educação
13
Conselho Federal de Psicologia, do Sindicato de Psicólogos no Estado de São Paulo e da Federação...
tracking img