Eu - a mente (processos cognitivos e processos emotivos)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema 4 – Eu

A Mente

19. A mente: processos cognitivos, emocionais e conativos
O saber, o sentir, o fazer
Antigamente o conceito de mente era associado à dimensão cognitiva, falar em mente era falar em raciocínio, dedução, abstracção, juízos, conceitos… A mente correspondia à actividade consciente, ao pensamento como fonte independente dos sentimentos, emoções, desejos e afectos. Amente era encarada como manifestação da racionalidade humana e estava na base da produção de conhecimento científico: conhecimento objectivo, quantificável, formal, racional.
No final do séc. XX revê-se a concepção de mente. Compreendeu-se então que o funcionamento mental não se reduz à dimensão cognitiva, à produção racional, abstracta dos conhecimentos. Compreendeu-se que a mente humanatambém implicava a emoção, os sentimentos, a efectividade e a acção. Abandonou-se progressivamente a ideia de que estas dimensões são um obstáculo ao conhecimento. Até nas tomadas de decisão (essencialmente cognitivas) estão envolvidos processos emocionais. Passamos então a encarar a mente como a reunião de processos cognitivos, emocionais e conativos. A mente é uma manifestação total de processosdinâmicos que interagem de forma complexa: os processos mentais implicam-se mutuamente de forma integrada.
Os três processos mentais:
(Processos cognitivos: saber/conhecimento. Remetem para a criação, transformação e utilização da informação interior e exterior. “O quê?”. Percepção, a memória e a aprendizagem.
(Processos emotivos: sentir. São estados que o sujeito vive e se caracterizam pelasubjectividade. Corresponde às vivências de prazer e desprazer, à interpretação das relações com os outros, com objectos e ideias. “Como?”. Emoção, afecto e sentimento.
(Processos conativos: fazer. Expressam-se em acções e comportamentos. Dimensão intencional da vida psíquica. “Porquê?”. Relacionar os conceitos de intencionalidade, tendência e esforço de realização.
Em seguida estudaremos opensamento que envolve processos cognitivos, emocionais e conativos.


20. O carácter específico dos processos cognitivos
• A percepção;
• A memória;
• A aprendizagem.


PROCESSOS COGNITIVOS:
← PERCEPÇÃO
A percepção é um processo cognitivo através do qual contactamos com o mundo, que se caracteriza pelo facto de exigir a presença do objecto, da realidade aconhecer. Nesse sentido distingue-se dos restantes processos cognitivos como, por exemplo, a memória. Pela percepção, organizamos e interpretamos as informações veiculadas pelos órgãos dos sentidos (informações sensoriais).


O PROCESSO PERCEPTIVO
O conhecimento do que está a ocorrer agora é construído por diferentes sistemas sensoriais: visão, olfacto, tacto, audição, paladar, sentidos doequilíbrio e dos movimentos corporais. Embora a recepção seja diferentes nos vários órgãos dos sentidos, há três elementos comuns: o estímulo físico; a sua tradução em impulso nervoso; a resposta à mensagem como percepção.
O processo de percepção começa pelo processo de detecção e recepção dos estímulos nos órgãos dos sentidos, a sensação. A maior parte das entradas sensoriais percebem-se como umasensação identificada com um estímulo específico que é traduzido em impulsos nervosos que por sua vez são conduzidos ao S.N.C. e processados pelo cérebro.
Há que ter em conta que, em espécies diferentes, a sensibilidade dos receptores sensoriais é diferente. A sensação é o primeiro contacto que se estabelece com o ambiente envolvente.
A percepção é mais do que a simples experiencia dosestímulos, envolve a interpretação das informações sensoriais recebidas. Por exemplo, o perfume que ainda tens na roupa: a sensação dá-te apenas a informação do seu odor. Já a percepção interpreta-o e dá-lhe sentido, tu identifica-lo, reconhece-lo e ele produz em ti bem-estar, que será acrescido caso o associes a alguém especial que to deu. Aqui se vê a diferença entre sentir e percepcionar, sensação...
tracking img