Eu,robo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 254 (63458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eu, Robô
Isaac Asimov 2ª Edição em português: Agosto de 1969 Tradução de Luiz Horácio da Matta

Aliança OCR Brasil “Para que Peter Pan viaje por outras terras... SEM PAGAR PEDÁGIO!!!”

“Para John W. Campbell, Jr., que apadrinhou os robôs.”

Sobre o autor:
O nome deste autor tornou-se familiar no decorrer das últimas décadas, tanto para cientistas como para leitores de ficção-científica.Escritor de enorme talento e assaz prolífico, ostenta um impressionante recorde de mais de cinqüenta sucessos literários no domínio da ficção e da não ficção, incluindo a famosa série “Fundação”. Nascido na Rússia, o Dr. Asimov estudou na Universidade de Columbia, onde se graduou em 1948; foi professor assistente de Bioquímica na Escola de Medicina da Universidade de Boston. Em 1958, deixou estecargo para se dedicar inteiramente à sua atividade de escritor.

Sobre a digitalização desta obra:
Se os livros tivessem preços acessíveis, todos poderiam comprá-los. A digitalização desta obra é um protesto contra a exclusão cultural, e por conseqüência social, causada pelos preços abusivos dos livros editados e publicados no Brasil. Assim, é totalmente condenável a venda deste e-livro emqualquer circunstância. “Em Homenagem a Molly Millions”

Índice
Introdução.........................................................04 1. Robbie..........................................................08 2. Brincadeira de Pegar..................................35 3. Razão............................................................59 4. Pegar o Coelho...........................................83 5.Mentiroso!..................................................110 6. Pobre Robô Perdido..................................134 7. Fuga!.............................................................170 8. Prova............................................................199 9. O Conflito Evitável...................................230

AS TRÊS LEIS DA ROBÓTICA

1 – Um robô não pode ferir um ser humanoou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal. 2 – Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.

3 – Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e a Segunda Leis.

MANUAL DE ROBÓTICA 56ª Edição, 2058 A.D.

INTRODUÇÃO Olhei paraminhas anotações e não gostei delas. Passara três dias na U.S. Robôs e bem poderia tê-los passado em casa, lendo a Enciclopédia Telúrica. Disseram-me que Susan Calvin nascera no ano de 1982, o que significava ter atualmente setenta e cinco anos de idade. Todos sabiam. De forma bastante adequada, a U.S. Robôs e Homens Mecânicos S.A. também tinha setenta e cinco anos, pois fôra exatamente no ano denascimento da Dra. Calvin que Lawrence Robertson dera entrada nos primeiros documentos de incorporação da firma que eventualmente viria a ser o mais estranho gigante industrial da história humana. Bem, todos também sabiam disso. Aos vinte anos, Susan Calvin tornara parte no seminário particular de Psicomatemática, no qual o Dr. Alfred Lanning, da U.S. Robôs, fez a demonstração do primeiro robômóvel equipado com voz. Era um robô grande, feio e desajeitado, recendendo a óleo lubrificante e destinado a trabalhar nas minas projetadas para Mercúrio. Mas era capaz de falar e fazer sentido. Susan nada dissera durante o seminário; também não tomou parte na acalorada polêmica que se seguiu a ele. Era uma jovem fria, de feições comuns e desprovida de encanto, que tratava de protegerse contra ummundo do qual não gostava, por meio de um semblante inexpressivo e de uma inteligência hipertrofiada. Todavia, enquanto observava e escutava as discussões, sentiu os primeiros indícios de um frio entusiasmo. Obteve o diploma de bacharel na Universidade de Columbia, em 2003, e iniciou um curso de doutorado em cibernética. Tudo o que fôra realizado em meados do século XX em matéria de “máquinas...
tracking img