eu qero só um trabalhinho

1782 palavras 8 páginas
Princípios do posicionamento GPS
Uma lista de posições conhecidas como almanaque, é transmitida de cada satélite para os receptores. Controles em terra rastreiam os satélites e mantém seus almanaques atualizados. Cada satélite emite sinais de rádio em alta frequência exatamente ao mesmo tempo, estes sinais são criptografados com códigos liberados para o uso civil e códigos de uso exclusivo para usuários militares pelo DOD (Departamento de Defesa Americano). Os receptores captam estes sinais e fazem os cálculos de posição.
Nos primeiros anos de funcionamento do Sistema GPS havia uma interferência deliberada pelo DOD chamada de Disponibilidade Seletiva – Selective Availability (AS) e induzia um erro de posição aleatório entre 15 e 100 metros, mas em meados do ano de 2000 no governo de Bill Clinton esta interferência foi abolida, passando a precisão a ser determinada apenas pelo desempenho do sistema e pela qualidade do receptor.
Sendo assim o Sistema GPS é composto de 3 elementos: segmento espacial, controle do sistema e receptores (usuários).

Descrição do sistema:
SEGMENTO ESPACIAL
A constelação de satélites
O Sistema NAVSTAR popularmente conhecido como GPS é composto por uma constelação de satélites, inicialmente seriam 24 satélites, mas hoje já conta com mais de 32. Estes satélites são distribuídos em 6 planos orbitais, com altitude média de 20200 km, com inclinação em relação à linha do equador em 55º e com um período de 12 horas (para dar uma volta completa no planeta Terra).
Com esta disposição o sistema garante que no mínimo quatro satélites sejam visíveis acima de 15º relativos ao horizonte, durante 24 horas do dia, em qualquer parte da Terra, incluindo os Pólos.
Os satélites transmitem seus sinais de alta frequência exatamente ao mesmo tempo, pois possuem relógios atômicos extremamente precisos (precisão de nanosegundos).

Figura‘’n da imagem’’ Constelação GPS
Transmissões do satélite
Cada satélite transmite códigos P (precise ou protected)

Relacionados