Eu publiquei um trablho

603 palavras 3 páginas
CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO HOLÍSTICA

CONTEXTUALIZANDO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
COM AS MINAHAS AULAS

Atividade apresentada à FATEFFIR, através da Prof. Dr. Maurício Guedes, referente à vigésima terceira disciplina do curso de Mestrado em Educação, denominada Psicologia da Educação, no pólo de Barra do Garças, no mês de novembro de 2013.

MESTRANDA: LÍDIA DANIELLE DE A. A. PREDEBON

Barra do Garças, Mato Grosso,

Novembro de 2013.
CONTEXTUALIZANDO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
COM AS MINAHAS AULAS

Segundo BRANDÃO (2007) a educação não pode ser confundida com o simples desenvolvimento ou crescimento dos seres humanos, nem com a sua mera adaptação ao meio. Educar é permitir que o ser humano desenvolva e realize as suas competências físicas, morais, espirituais e intelectuais.
A Psicologia da Educação analisa todas as situações da educação, sob a ótica psicológica, assim como as relações existentes entre as situações educacionais e os distintos fatores que as determinam.
Nesse contexto, a Psicologia da Educação nos auxilia a compreender esse novo paradigma educacional, no qual percebemos as múltiplas inteligências e compreendemos que os nossos educandos são únicos em sua maneira de aprender. Aprendizagem esta que deve provocar uma transformação significativa no comportamento do estudante e que amplie o seu potencial, visto que, “uma aprendizagem mecânica, que não vai além da simples retenção, não tem significado nenhum” (JOSÉ & COELHO, apud acervo digital).
Como mediadora da disciplina de História, no 2º, 3º Ciclo e Ensino Médio procuro sempre de maneira informal utilizar a Psicologia da Educação em minhas aulas, durante a elaboração das aulas até a hora da avaliação da aprendizagem. De acordo com as Orientações Curriculares do Mato Grosso (2011), a área de Humanas e Sociais na qual a minha disciplina faz parte, precisa trabalhar a “Identidade” e a “Sociedade” do meu aluno e para tanto, eu busco contextualizar os fatos

Relacionados