Etrutura do atomo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura do Átomo

O átomo possui em sua composição: elétrons, prótons e nêutrons. Vejamos como foi a descoberta de cada um desses constituintes:

O elétron (é)

Oátomo foi provado como divisível por Joseph John Thomson, em 1897, através de uma aparelhagem chamada tubo de raios catódicos: um tubo de vidro que possuía uma pequenaquantidade de gás e dois eletrodos ligados a uma fonte elétrica externa. Logo que o circuito era ligado, surgia um feixe de raios oriundos do cátodo, que se dirigia para o ânodo.Diante desse experimento Thomson deduziu que:
a) os raios eram partículas menores que os átomos;
b) os raios apresentavam carga elétrica negativa. Essas partículasforam denominadas elétrons (é).

Thomson criou, então, um modelo de átomo chamado popularmente de “pudim de passas”, que apresentava a definição:

“O átomo é maciço econstituído por um fluido com carga elétrica positiva, no qual estão dispersos os elétrons”. 

O próton (p) 

Com uma aparelhagem parecida com a de Thomson, o físico Eugen, em1886, atentou-se para um feixe luminoso no sentido contrário ao dos elétrons. Deduziu que a composição desse feixe deveria indicar carga elétrica positiva.

O próton foinomeado pelo cientista Ernest Rutheford, em 1904, quando realizou o mesmo experimento com o gás hidrogênio e revelou a presença de partículas com carga elétrica positiva. Amassa de um próton é aproximadamente 1836 vezes maior que a de um elétron.

O nêutron (n) 

O nêutron foi descoberto em 1932, pelo físico James Chadwick, duranteexperiências com material radioativo. Este componente do átomo localiza-se no núcleo e indica massa com valor muito próximo da massa dos prótons, porém não possui carga elétrica.
tracking img