Etologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar o comportamento parental de uma ovelha, juntamente com a sua cria. Podemos encontra-las na Quinta Pedagógica dos Olivais, em Lisboa.
Para podermos conhecer mais detalhadamente este comportamento, foram realizadas filmagens e etogramas. Através destes métodos, tentamos compreender como é a amamentação da cria, bem como a interação desta com aovelha.



Palavras-chave: Comportamento parental; Ovelha e cria; amamentação; interação


Introdução

Ciência dos costumes segundo a etimologia, o termo etologia foi utilizada do século XVII ao século XVIII para designar a interpretação dos caracteres através do estudo dos gestos, e também da arte mímica. Presentemente a Etologia, designa-se por o estudo objectivo do comportamento animal.(Charles- Henri Favrod, 1977)
Esta nova ciência do comportamento nasceu no princípio do século, em reacção aos psicólogos do século XIX que cuidavam exclusivamente ser humano. Somente no inicio dos anos 30 o austríaco Konrad Lorenz reuniu num todo num todo coerente determinado numero de regra, deduzidas desde 1906, que fundamentas a moderna etologia. O etólogo procura interpretar, compreender erelacionar, do ponto de vista fisiológico psicológico, os movimentos, acções e conjuntos de acções observadas nos animais. É uma disciplina eclética. O objectivo da etologia é a compreensão global do comportamento estudando o animal como um todo, submetido especialmente às influências do meio ambiente. (Charles- Henri Favrod, 1977)
O comportamento parental baseia-se no comportamento em que a mãe, opai ou ambos têm para adquirirem maior probabilidade de sobrevivência das suas crias, e tem começo no momento da fecundação sendo, por isso, continuidade do comportamento reprodutivo, comportamento esse que abrange e define o território, cortejamento e copulação, gestação e nascimento das crias.
O Comportamento parental, o cuidado demonstrado para com as suas crias, tem um importantíssimosentido. Este permite que um maior número de jovens sobreviva. (Krebs e Davis, 1992)
Se os progenitores protegerem as crias, estas poderão crescer mais até conseguirem valer-se por si sós. Um jovem animal pode aprender práticas de sobrevivência enquanto se encontra em segurança sob a protecção do seu progenitor, esta protecção é uma das tarefas mais importantes dos “pais”. O comportamento parentalrevela-se na alimentação dos jovens, na sua lavagem, nas brincadeiras e na protecção que lhes é conferida face aos perigos externos e àqueles que são fruto da sua própria inexperiência. (Jeffrey Masson e Susan McCarthy, 1995 in “Quando os elefantes Choram)
O comportamento parental é demonstrado para com as crias, até estas adquirirem as características necessárias à sua sobrevivência e aosucesso reprodutivo. O comportamento das crias, por sua vez também vai influenciar o cuidado parental.
Segundo Rosenblatt (1992), existem diversos modelos de comportamento parental, sendo os mais importantes os altriciais e os precociais. Os primeiros englobam animais monogâmicos, os roedores e primatas, por exemplo, e têm como principal característica zelar pela sobrevivência da sua cria. Os segundos,que englobam animais poligâmicos, os bovinos, por exemplo, estes apresentam um menor consumo de energia na criação das suas crias. Embora o nível de energia é mais dispendioso nos altraciais, porem os precociais também visam a sobrevivência da sua espécie.







Método

Participantes
Na Quinta Pedagógica dos Olivais, existem 11 fêmeas, 1 macho e 4 crias. São de uma espécie designadapor merino preto e cruzadas e a espécie é ovis aries, e é uma raça em vias de extinção. Encontram-se cercadas num recinto, e estão em constante interacção, tanto as ovelhas com o macho, como com as suas crias.
As características morfológicas e funcionais do Merino Preto são idênticas às do Merino Branco, outra espécie de ovinos, a principal diferença, deve-se, às particularidades genéticas que...
tracking img