Etologia e comportamento animal zoo dois irmãos, recife/pe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
7

EMA (Rhea americana)

A ESPÉCIE Trata-se de uma ave ratita de hábitos diurnos da família Rheidae2 cujo habitat se restringe à América do Sul. A ema é a maior e mais pesada ave do continenteamericano, podendo um macho adulto atingir 1,70 m de comprimento e pesar até 36 kg. A envergadura pode atingir 1,50 m de comprimento. Esses animais apresentam uma alimentação onívora, constituídaprincipalmente de gramíneas e leguminosas rasteiras, além de insetos, vermes e pequenos vertebrados, como lagartixas, rãs, preás e ratos. Apresentam plumagem no dorso marrom-acinzentada, com a parteinferior mais clara. O macho distingue-se por ter a base do pescoço, parte do peito e a parte anterior do dorso negros. Não possuem glândula uropigiana e, ao contrário das outras aves, apresentamseparação de fezes e urina na cloaca. O CATIVEIRO As aves ficavam no interior de um espaço que era cingido por um cercado metálico. O cativeiro apresentava grandes dimensões, sendo, contudo, desprovido decobertura, o que fazia com que o sol incidisse diretamente sobre os animais. (vide foto n°. 4) O solo do cativeiro era revestido por areia e era formado por vegetação herbácea e arbustiva. No centro dajaula havia uma estrutura em madeira coberta com telhas. Nessa estrutura era depositada a comida dos animais. (vide foto n°. 5) Em um dos cantos da jaula havia um pequeno reservatório de concretocontendo água para os animais. (vide foto n°. 6)

É uma família de aves não voadoras nativas da América do sul. Atualmente, esse grupo engloba apenas duas espécies: a Ema e o Nandu-de-Darwin.

2

8A jaula inseria-se em uma área de intensa perturbação – próximo a entrada do zoológico, com um grande fluxo de pessoas. Circundava a jaula da espécie estudada um tanque com répteis, uma jaula com umEmu (Dromaius novaehollandiae) e uma enorme gaiola com diversas espécies de aves. O ANIMAL ESTUDADO O animal estudado apresentava-se em número de sete, possuindo um deles a plumagem inteiramente...
tracking img