Etologia zoológica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etologia Zoológica

André Luís Patrício

Professor: Enir Dagostin
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Biológicas (BID 0102) – Prática do Módulo III
29/11/10

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma breve descrição do estudo da Etologia na Zoologia, seus principais teóricos, as formas de analises bem como suas contribuições para a psicologia.Entende-se por Zoologia, a ciência que estuda os animais. Em Zoologia, Etologia é a ciência que estuda o comportamento dos animais.

Palavras-chave: Zoologia, Etologia, Biologia, Comportamento animal.

1 INTRODUÇÃO

Em zoologia, a Etologia é a disciplina que estuda o comportamento animal. A etologia está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e Niko Tinbergen, etólogos eu dedicaramgrande parte de suas vidas ao estudo do comportamento dos animais, sempre sob influência da Teoria da Evolução.

A Etologia, segundo Carvalho (1989), tem também contribuído para a recuperação da noção de homem como um ser bio-psico-social, ideia que será apresentada em contribuições para a psicologia, no presente artigo.

O principal objetivo do presente artigo é apresentar de formaclara e objetiva, uma breve descrição do estudo da Etologia na zoologia, apresentar as quatro questões que os etólogos baseiam seus estudos bem como suas contribuições para a psicologia.

2 ZOOLOGIA

A zoologia (proveniente do grego Ζώο, zoon "animal", e λόγος, - logos "estudo") é a ciência que estuda os animais.
O reino animal é um dos cinco reinos, e é subdivididoprincipalmente nos seguintes Filos: Porífera, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes, Equinodermos, e Cordados: Peixes, Répteis, Anfíbios, Aves e Mamíferos -animais com corda dorsal. (Linnaeus 1745).

Os principais ramos de estudo da zoologia são a Entomologia (estudo dos insetos), a Ornitologia (estudo das aves), a Malacologia (estudo dos moluscos), aHerpetologia (estudo dos répteis e anfíbios) a Ictiologia (estudo dos peixes), a Mastozoologia (estudo dos mamíferos) e a Etologia (estudo do comportamento dos animais)

3 ETOLOGIA

A etologia (do Grego ethos = ser profundo, logia = estudo) é o ramo da biologia e da psicologia experimental que estuda o comportamento do animal seja no campo ou em laboratório, ainda que sejam mais conhecidospelos estudos de campo.
Os cientistas dedicados à etologia denominam-se etólogos. A etologia corresponde ao estudo das características distintivas de um grupo determinado e como estas evoluem para a sobrevivência do mesmo.
A etologia é a ciência que tem por objeto de estudo o comportamento animal. Os seres humanos, também animais, fazem parte do campo de estudo da etologia. Estaespecialização conhece-se com o nome de etologia humana.
Os objetivos dos etólogos são o estudo da conduta, do instinto e a descoberta das pautas que guiam a atividade inata ou aprendida das diferentes espécies animais. Assim, os etólogos têm estudado nos animais aspectos tais como a agressividade, o desenvolvimento do comportamento, a vida social e muitos outros. Em estado selvagem, os animaismanejam-se com certos códigos impostos pela própria luta pela sobrevivência, por ser o mais apto para dirigir uma manada ou ganhar-se o direito a comer ou a copular primeiro.
A Etologia está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e Niko Tinbergen, sob influência da Teoria da Evolução, tendo como uma de suas preocupações básicas a evolução do comportamento através do processo de seleção natural.Segundo Darwin (1850, apud Bowlby, 1982), cada espécie é dotada de seu próprio repertório peculiar de padrões de comportamento, da mesma forma que é dotada de suas próprias peculiaridades anatômicas. Os etólogos estudam esses padrões de comportamento específicos das espécies, fazendo-o preferencialmente no ambiente natural, uma vez que acreditam que detalhes importantes do comportamento só podem...
tracking img