Etograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Formação de Professores
Departamento de Ciências

Etograma do Gato Doméstico


INTRODUÇÃO

Do reino Animalia os gatos são animais do filo Chordata, pertencentes à classe Mammalia, da ordem Carnívora e família Felidae. Estes ocupam o topo da cadeia alimentar, sendo predadores naturais de diversos outros animais há muito tempo. Relatosna história são antigos mostrando a primeira associação com humanos há cerca de 9500 anos, mas a domesticação de espécies oriundas do continente africano é bem mais antiga.
Acredita-se que um pequeno animal que vivia em árvores, há muito extinto, foi o antepassado do gato - o Miacis. Ele também foi provavelmente o ancestral do urso, da doninha, do guaxinim, da raposa e do coiote. Viveu há cercade 40 milhões de anos, tinha o corpo comprido, um rabo maior do que o corpo e pernas curtas. Tinha provavelmente as unhas retráteis como o gato.
Durante a história das civilizações, o gato tem papel reservado deste os Egípcios até os dias atuais. A domesticação do gato data-se de 7500 a.C, devido a escavações feitas no Chipre que revelaram um túmulo coberto por conchas e outros elementosdecorativos, como pedras polidas, onde se encontrou um gato e um humano enterrados lado a lado.
Os gatos domésticos atuais são uma adaptação evolutiva de gatos selvagens, que devido a cruzamentos entre diferentes espécies os tornaram menos agressivos ao homem.

Médio Oriente
A partir do momento que o homem se torna sedentário deixando a vida nomática e passando a obter seus alimentos a partir daagricultura, as sementes armazenadas para plantação atraem ratos e outros pequenos roedores, apresentando-se como uma praga para os agricultores.
Devido a esta grande oferta de alimentação para os felinos estes começaram a aproximarem-se destas aldeias. Eventualmente, os humanos começaram a alimentar os gatos para manter estes por perto e estes tornaram-se mais dóceis e menos receosos dos humanos aoponto de se tornarem animais de estimação.
Por esse motivo e sustentado em analises de DNA, de vários gatos selvagens e domésticos que mostrou que os antecessores do gato são dessa região, aceita-se na literatura que a região do Iraque, Israel e Síria podem ter sido o local de domesticação deste felino.

Egito
Sabe-se apenas que no Egito o gato foi de fato domesticado. Mesmo que os egípciosnão tenham sido os primeiros, o incrível número de artefatos encontrados nesta região, faz deste lugar um marco histórico na domesticação do gato.
A domesticação do gato no Egito foi tão significativa que até mesmos leis estes fizeram para proteger os felinos. Matar um gato no antigo Egito era crime com pena de morte. Assim como surge na época uma deusa chamada Bast, deusa das mulheres ecrianças, da fertilidade e felicidade, de personalidade afável e forte, representada com corpo de mulher e face de gato. Assim como a deusa da Lua, Pasht, de cujo nome acredita-se ser derivada a palavra "puss", que significa "bichano" em inglês. A partir de então, gatos passam a ser mumificados alcançando o status de elemento integrante da cultura egípcia antiga.
Linhas de estudiosos acreditam que como noEgito a exportação de gatos era proibida, estes chegaram a outros lugares a partir do contrabando feito por mercadores jônicos, fazendo com que estes chegassem a Ásia Menor e Europa. Os países banhados do Mar Mediterrâneo foram os primeiros a dar as boas-vindas ao gato. A partir daí, o gato viajou por todo o mundo chegando à Rússia, Inglaterra, China, Índia e Japão antes da Era de Cristo e maisrecentemente, no século XVIII, chegou à América do Norte, espalhando-se depois por todo o continente, e à Austrália, um século mais tarde.

Império Romano e Idade Média
No Império Romano o gato doméstico substitui o fuinha animal inicialmente utilizado para o controle da população de ratos. Foi nesta época também, que o reinado de César contribuiu para a distribuição dos gatos por toda a...
tracking img