ETOGRAMA DE COMPORTAMENTO ANIMAL

1289 palavras 6 páginas
1. INTRODUÇÃO

1.1 Características Gerais da Espécie:
O macaco-aranha pertence à família Atelidae, subfamília Atelinae e gênero Ateles. A taxonomia do referido gênero está sob discussão e ainda não foi totalmente esclarecida
(TAKAHASHI, 2008). As espécies reconhecidas do gênero e encontradas no Brasil são: A.. paniscus, A. belzebuth, A. chamek e A. marginatus.
São primatas grandes com 50 a 62 cm de cumprimento, com membros acentuadamente compridos e de estrutura esguia. Cauda longa e preênsil com palma medindo entre 64 – 93 cm, que utiliza para locomoção e forrageamento. Pesam de 7 a 9 kg. Sua pelagem é macia e negra, no focinho e ao redor dos olhos possuem pele nua cor-de-rosa ou vermelho-clara.
Vivem em grupo e habitam florestas tropicais chuvosas, são encontrados também nas florestas costeiras do México. Vivem no alto das árvores. Dormem em grupos de 2 ou 3, com as caudas entrelaçadas.
Os dedos são longos e finos, as mãos não têm polegares, facilitando sua locomoção por braquiação e escalada (BICCA-MARQUES et al.,2006)
Esses primatas não apresentam dimorfismo sexual, podendo o clitóris ser facilmente confundido com o pênis (BICCA-MARQUES et al., 2006). O pênis é alongado e apresenta morfologia simples (VERONA e PISSINATTI, 2006). A reprodução da espécie ocorre a cada 2 ou 3 anos, a gestação dura entre 226 a 232 dias, nascendo apenas um filhote por gestação. Ao nascer pesa cerca de 340g e tem pelos castanhos. Por 4 meses, vive agarrado somente a barriga da mãe, sendo que após esse período pendura-se nas costas. O filhote dependerá dos cuidados da fêmea até os 10 meses de idade.
A maturidade sexual da fêmea ocorre por volta dos 4 anos de idade, enquanto que os machos tornam- se férteis aos 5 anos de idade.
Bicca-Marques et al. (2006) relatam que a alimentação da espécie é basicamente de frutos, mas também costumam comer folhas, flores, sementes, cascas de árvores, madeira em decomposição e terra, porém em menor quantidade. De acordo com Laska

Relacionados