Etnomatematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Upe: Universidade de Pernambuco
Grupo: Alexandre Gomes; Sebastião Lima; Deoclécio Ferreira; Adriano Pereira Feraz; Eliene Alves; Ednaldo Barbosa e Rudney Silva.
Natureza: Relatório
Disciplina: Etonomatemática
Curso: Licenciatura de Matemática
Período: 3º

O desenvolvimento do ensino de matemática levando em conta os aspectos sociais e histórico-culturais do povo brasileiro.

Petrolina,maio de 2011.
RELATÓRIO DE ETNOMATEMÁTICA
SURGIMENMTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA E SUAS TRANSFORMAÇOES
Chegada dos jesuítas
Após a “descoberta” do Brasil, os primeiros educadores foram os jesuítas. Aqui eles cegaram em 1949 e logo ministraram catequese para os índios (que, inclusive, foi um destruidor da cultura indígena),ensino médio para a elite branca e superior para os próprios jesuítas.
Oensino da matemática nesse período no Brasil era quase inexistente. Nos cursos superiores ela estava atrelada a física; no médio se limitava apenas a aprender a contar e a escrita de números, a atemática era estritamente pratica. As aulas jesuíticas eram de caráter clássico- humanística mais voltada para as lições de línguas e humanidades. Isso não quer dizer que os jesuítas não soubessemmatemática, eles apenas não se preocupavam com o ensino das ciências. E no contexto social brasileiro também não havia preocupações com a educação, pois na época estavam mais interessados com a expansão demográfica e territorial.
Pós- jesuítica
Em 1559, os jesuítas foram expulsos do Brasil sob a afirmativa de não atenderem aos interesses da coroa portuguesa e ainda de estarem se fortalecendo, representadouma ameaça a corte.
Com isso, para a educação foram introduzidas as aulas regias. Existiam nessas aulas disciplinas de matemática, porem, desativadas por falta de alunos interessados nas disciplinas .
No século XVIII, também houve a ocorrência do episodio da febre do ouro, com isso a coroa criou, no Brasil, aulas de fortificação e artilharia, com a finalidade de proteção colonial das ameaçasestrangeiras.
Chegada de D. João VI ao Brasil
Com a chegada da família real ao Brasil, D. João VI transforma a academia de fortificação e artilharia na academia real militar e trás também a academia real dos guardas- marinhas junto com ele de Portugal. Com o tempo as academias vão sofrendo transformações com relação ao ensino da matemática. Em quanto a academia real transforma o seu primeiro anoem ensino preparatório e os seis anos seguintes em ensino superior, os conteúdos ensinados no colégio dos guardas- marinhas vão se- sedimentando em ensino secundário. Será da academia real militar e dos guardas marinhas que virão os professores e livros de matemática para os cursos preparatórios e liceus provinciais.
Império
Com a independência do Brasil, necessitou- se de criar universidadesnacionais. Assim foi feito, em 1824 D. Pedro I criou a faculdade de ciências jurídicas no Brasil. Após a criação da faculdade surge também o exame de admição para a entrada nestas instituições ( surge ai o primeiro vestibular brasileiro ) que incluiu a geometria depois a aritmética nos exames, que tinha o objetivo de dotar o futuro advogado de raciocínio lógico e capacidade de tirar conclusõesexatas. Isso fez com que surgissem vários cursos preparatórios com os conteúdos baseado nos exames de admição. Em 1824, também foi fundado o colégio D. Pedro II que deveria servir de modelo para todas as instituições de ensino secundário, que eram preparatórias, ou seja, para passar nos exames de admição dos cursos superiores.
Ouve então varias reforma nas diversas matemáticas ensinadas, surgindoai os primeiros modelos de disciplinas matemática. Isso muda o caráter técnico- militar da matemática e passa a virar cultura geral escolar.
Primeira republica
Com a proclamação da republica, em 1889, Benjamin Constante realizou uma reforma educacional que pretendia atingir um ideal de for mação enciclopédica, formação essa, que nem se quer poderia ser ensaiada, pois, a grandiosidade e o...
tracking img