Etnografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

Etnografia
Etnografia é o método utilizado pelo pesquisador na coleta de dados in loco, ou seja, em campo. A palavra etnografia deriva de dois vocábulos gregos, ethnos que significa povo, egraphein que significa escrita, descrição ou estudo escrito. Sendo assim podemos afirmar que etimologicamente, etnografia é o estudo descrito de um povo.
A descrição etnográfica baseia-se principalmente noestudo de um povo não como camada social, mas sim como sujeitos de relações comuns entre eles, como por exemplo, laços culturais religiosos e sociais. Entre os povos que mais figuravam no começo daspesquisas etnográficas estavam os nativos da Oceania, Indígenas do Brasil, e tribos do continente africano. A pesquisa em campo é parte essencial da etnografia, que usa a observação, como principalmetodologia na descrição de um povo, porém o pesquisador assume um papel intersubjetivo entre ele e o povo a ser estudado. De modo que o pesquisador não interfere nas relações sociais do sujeitoobservado, se, por exemplo, ele quer saber como funciona e economia de um determinado povo, ele não irá perguntar de forma direta a alguém daquele meio social, mas sim irá a partir das suas observações edados coletados construir sua tese de como funciona a economia de um determinado povo.
Para o antropólogo Claude Lévi-Strauss (1970:377) a etnografia corresponde “aos primeiros estágios da pesquisa:observação e descrição trabalho de campo”. A etnologia, com relação à etnografia, seria “um primeiro passo em direção à síntese” e a antropologia “uma segunda e última etapa da síntese, tomando por baseas conclusões da etnografia e da etnologia”.
O grande expoente dessa metodologia de pesquisa se chama Bronislaw Malinoski polonês radicado no Reino Unido. Os trabalhos de Malinowski ganharam impulsocom sua mudança para as ilhas Trobriand, no sudoeste do Pacífico, entre 1915 e 1918. Lá conviveu com os nativos, morou numa tenda, aprendeu a língua e os costumes e, por meio de entrevistas e...
tracking img