Etnografia do espiritismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Curso de Graduação em Ciências Sociais
Débora de Seixas Leão Brito
Lara Felix de Souza










O ESPIRITISMO










Juazeiro-BA
2011

INTRODUÇÃO

Esse estudo destina-se a análise da Doutrina Espírita, que para os espíritas não é apenas uma religião, mas também uma ciência e umafilosofia. O estudo foca além da filosofia do Espiritismo, a relação de determinadas questões sociais com a vida espiritual, ou seja, a maneira pela qual o Espiritismo vê alguns aspectos da vida social humana e os principais aspectos dessa prática religiosa.
Antes de iniciar o trabalho em si, é válido fazer alguns levantamentos históricos, a fim de o leitor entender um pouco mais sobre o assuntopesquisado. Na primeira metade do século XIX, fenômenos sobrenaturais se tornaram públicos através das Irmãs Fox, que mantinha contato com um espírito por meio de pancadas na parede. A partir desse fato, vários outros fenômenos foram presenciados, e constatados como verídicos, e um dos mais populares eram as mesas girantes ou dançantes, fenômeno que chamou atenção de vários cientistas da época,dentre eles, um professor francês chamado Hyppollite Léon Denizard Rivail, conhecido posteriormente pelo pseudônimo Alan Kardec. Ele descobriu os fenômenos das mesas dançantes eram espíritos de pessoas mortas que usavam as mesas apenas como instrumento de comunicação. A partir desses diálogos, Alan Kardec criou a

(...) codificação, um conjunto de cinco obras que estabelecem as bases da doutrinaespírita. O primeiro livro da codificação é o Livro dos Espíritos, publicado em 1857, em Paris, contendo o “núcleo e o arcabouço geral da doutrina”. Segue-se a ele o Livro dos médiuns, que pesquisa o processo das relações mediúnicas, estabelecendo o conteúdo moral da doutrina; O Céu e o Inferno discute “as penas e gozos terrenos e futuros”; A Gênese, os Milagres e as Predições trata “dos problemasgenésicos e da evolução física na Terra” (CAVALCANTI, L. 1985).





CAPÍTULO I: A VIDA SOCIAL HUMAMA
Alguns temas ainda são motivos de interrogações na sociedade atual, e as vezes não ter opinião formada ou quando possui não sabe argumentar sobre eles é mais comum do que se pensa. O espiritismo também explica e esclarece diversos desses temas, e da maneira mais simples possível. Sãotemas que podem ser considerados polêmicos, tais como, a pena de morte, deficiência mental e a sexualidade. Esses são apenas dos inúmeros questionamentos da sociedade perante a vida social, e são eles que iremos relatar sobre como o espiritismo vê cada assunto citado.

Pena de Morte
Muito se fala sobre a pena de morte, alguns acham que dependendo do crime é justo, e que havendo pena de morte, aspessoas temerão a justiça e o nível de criminalidade diminuirá; enquanto outros acham que isso não irá acontecer, a criminalidade não irá diminuir, e que estudos comprovam essa tese. O fato é que esse tipo de sentença deu início desde que o homem surgiu na Terra e desde que ele se organizou em grupos, e foi utilizada desde voltada para a política quanto utilizada pela religião, mesmo que um dosdez mandamentos seja, “Não matarás” (REVISTA CRISTÃ DE ESPIRITISMO, ano 02).
A pena de morte é vista como um modo de vingança e de satisfação, mas se esquece que em muitas vezes aquele que era réu, depois de muito tempo foi descoberto inocente, se o que foi condenado injustamente estiver vivo, menos mal, pois lhe acarretará uma indenização e uma vida livre; mas e aquele que foi condenando a mortee não está mais entre os vivos para que se possa reparar o erro da justiça, afinal eles erram.
É lembrado no Evangelho Segundo o Espiritismo que para um homem mau é melhor que ele permaneça na Terra para que possa se arrepender antes da passagem, afinal a vida na Terra é justamente para que as pessoas se arrependam dos erros cometidos e evoluam espiritualmente, e se esse homem for mesmo...
tracking img