Etnoexperi Ncia De Campo An Lise Institucional

3711 palavras 15 páginas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Licenciatura em Química

ETNOEXPERIÊNCIA DE CAMPO

Guanambi-Ba
2013

ELIS REGINA ANA DE JESUS SANTOS
JOELMA GOMES DOS SANTOS
MÍRIA PESSOA DE FREITAS
NATÁLIA DE OLIVEIRA MARTINS

ETNOEXPERIÊNCIA DE CAMPO
Relatório solicitado como pré-requisito avaliativo da disciplina de História e Sociologia da Educação, da terceira unidade do segundo semestre, sendo orientadas pela professora Barbara Lessa.

Guanambi-Ba 2013

“A educação é uma atividade criadora que trás à existência aquilo que ainda não existe”
Rubem Alves
Introdução

Trabalho realizado em prol de uma análise da Instituição Josefina Teixeira de Azevedo, desenvolvido com intuito de observar a estrutura do ensino formal através de fotografias, pois a escola é o que somos e o que nos tornamos, uma boa aula em um bom ambiente transmite ao aluno segurança e apoio, sendo assim, base para o futuro do aluno na sociedade em que vive; ao pensar na escola não se pode pensar somente como ela é, mas no seu significado abstrato para o aluno. Segundo o educador Paulo Freire em um dos seus poemas a escola é.
“A escola é o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente,cada funcionário é gente.E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar

Relacionados