Etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola SESI de Campinas

Etnocentrismo, racismo e machismo.

Índice:

Introdução.....................................................................................01

Tabela do que é etnocentrismo....................................................02

O que foi o nazismo......................................................................03

O que foiholocausto.....................................................................04

Questões do filme
“o menino do pijama listrado”.....................................................05

O significado do mito da democracia racial.................................06

Dissertação sobre a curta metragem
“vista minha pele”........................................................................07

Introdução:
Eu souQuézia Matias estou no primeiro ano do Ensino Médio neste trabalho será apresentada uma tabela na qual vai definir o que é etnocentrismo, choque cultural, visões sobre índios brasileiros nos livros didáticos, atitudes etnocêntricas citadas no texto de Everardo Rocha, e relativização e sua importância contra o etnocentrismo. E será mostrada uma definição definida do que foi o nazismo e o holocausto eumas perguntas sobre o filme do “o menino do pijama listrado”

O que foi o nazismo?
Após a Primeira Grande Guerra, a Alemanha passou por uma crise. Além da derrota, os alemães tiveram que pagar uma dívida de guerra aos ingleses e franceses e a crise de 29 prejudicou ainda mais a situação, levando milhares de alemães ao desemprego e ao desespero. Tudo isso contribuiu para fortalecer ainda maisos movimentos radicais, sobretudo o nazismo.
O sentimento de vingança crescia cada vez mais entre os alemães. O partido nazista, chefiado por Adolf Hitler, ganhava muitos votos. Eles acusavam comunistas, liberais e judeus da desordem e prometiam restaurar o orgulho de ser alemão. Os nazistas diziam que os alemães pertenciam a uma raça superior (ariana). O enfraquecimento dos demais partidospolíticos e um golpe de estado contribuíram muito para que os nazistas tomassem o poder.
Com todos os problemas que a Alemanha passava (inflação, desemprego), o partido nazista ganhava adeptos e votos devido a uma propaganda política competente. Muitos opositores (juntamente com comunistas e judeus) foram levados para os campos de concentração. O partido nazista controlava a população e esse controleera feito pelo Ministro Joseph Goebbels que fiscalizava a imprensa, a literatura, o cinema e o rádio (principal instrumento de comunicação das massas).
Racismo, totalitarismo e nacionalismo foram alguns ideais seguidos pelos nazistas. O nazismo levou milhares de pessoas (judeus, homossexuais, ciganos) à morte. Muitos, inclusive, foram usados em terríveis experiências médicas. Até hoje, a humanidadelembra, relembra e sofre ao recordar este lamentável episódio da nossa história universal, que ficou conhecido como Holocausto.

O que foi holocausto?
O Holocausto foi uma prática de perseguição política, étnica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de Adolf Hitler. Segundo a ideologia nazista, a Alemanha deveria superar todos os entraves que impediam a formaçãode uma nação composta por seres superiores. Segundo essa mesma ideia, o povo legitimamente alemão era descendente dos arianos, um antigo povo que – segundo os etnólogos europeus do século XIX – tinham pele branca e deram origem à civilização europeia. 

Dessa forma, para que a supremacia racial ariana fosse conquistada pelo povo alemão, o governo de Hitler passou a pregar o ódio contra aquelesque impediam a pureza racial dentro do território alemão. Segundo o discurso nazista, os maiores culpados por impedirem esse processo de eugenia étnica eram os ciganos e – principalmente – os judeus. Com isso, Hitler passou a perseguir e forçar o isolamento em guetos do povo judeu da Alemanha. 

É importante lembrar que outros grupos sociais também foram perseguidos pelo regime nazista, por...
tracking img