Etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O etnocentrismo é um conceito elaborado pela antropologia para fazer alusão à tendência que tem uma pessoa ou um grupo social em interpretar a realidade apartir dos seus próprios padrões culturais. Esta prática prende-se com o fato de acharmos que a nossa própria etnia e as respectivas práticas culturais são superiores aoscomportamentos de outros grupos.
Uma visão etnocêntrica julga e qualifica os costumes, as crenças e a linguagem de outras culturas de acordo com sua visão. As diferençasentre um e outro grupo constituem a identidade cultural.
O etnocentrismo é uma tendência comum a qualquer grupo humano. É hábito que os elementos da própriacultura sejam qualificados ou comentados em termos positivos, descrevendo pejorativamente as crenças e os costumes de outrem. As práticas que nos sejam próprias são consideradasnormais e, inclusive, lógicas, ao contrário dos comportamentos alheios, que consideramos exóticos e que pouco ou nada entendemos.
Um choque cultural onde de um ladoum grupo de colonizadores que vestem-se da mesma forma , comem da mesma forma , mora no mesmo estilo e do outro , indígenas que possuem hábitos completamente diferentes.O modode ver dos colonizadores sobre os indígenas é de completo estranhamento, eles são tidos como selvagens, primitivos.Isso acontece porque os colonizadores usam a sua sociedadecomo referencial para julgar os demais "outros".
O fato de que o ser humano vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seumodo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.
tracking img