Etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Estado da Bahia – UNEB
Departamento de Educação – DEDC Campus l
Curso – Pedagogia
Disciplina – Antropologia e Educação
Professor – Valdélio Santos Silva
Aluna – Jamile Rios daSilva

Resenha
(do livro: “O que é etnocentrismo”, Everaldo Rocha, Ed. Brasiliense, 1984, pág. 7-22)



O autor já começa o livro trazendo várias definições de etnocentrismo, segundo ele,etnocentrismo é a visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do queé a existência. Ele deixa claro que o etnocentrismo é intemporal, reside dentro de cada ser humano, não está atrelado a uma única cultura e traz uma sensação que a cultura do outro é inferior.
Paracompreender o etnocentrismo temos que observar os choques que os aspectos sócio-culturais trazem para todas as sociedades. Rocha também enfatiza o susto e a sensação de ameaça que o diferenteproporciona a nossa identidade principalmente no primeiro contato. Essa problemática, de certa forma, tem um cunho social, pois desde nossa infância somos educados com apenas um conceito para o que é certo eo que é errado, fazendo assim, a nossa visão a única possível.
O etnocentrismo arrebata, muitas vezes, de forma violenta a identidade do outro, sendo assim, quase sempre olhamos a cultura dooutro como uma folha em branco, pintando e criando nela a estória que para nós venha a ser mais conveniente. O autor no texto, trás como exemplo o índio, que foram catequisados e tratados como selvagense seres bestis. Tendo ainda seus costumes, origens e valores fortemente violentados pela colonização. Não podendo deixar de citar que tiveram sua imagem distorcida pelos livros didáticos, onde acultura indígena não é valorizada, sendo trazido de uma forma muito vaga, sem riqueza de detalhes, o que causa uma interpretação distorcida e etnocêntrica para os que leram.
Está ai uma boa...
tracking img