Etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1 (05 pontos)
Explique como o conceito de cultura pode ser utilizado como arma discriminatória e cite alguns exemplos.
O conceito de cultura é, na maioria das vezes, utilizado paraclassificar um certo estado educacional, hierarquizar e classificar na questão de ter mais ou menos inteligência. Roberto da Matta cita em seu texto ‘’Você tem cultura?’’ passagens muito usuais em nossocotidiano, como, por exemplo, dizer que ‘’as gerações mais novas são incultas’’; ‘’os francêses são cultos e civilizados’’, opondo-se a ‘’os americanos são ignorantes e grosseiros’’. Tais exemplosrefletem como a cultura pode dicriminar, excluir classes e pessoas que não seguem a linha cultural adota pelo senso comum.
É também, muitas vezes utilizada para medir o grau dedesenvolvimento de determinado grupo social. No texto ‘’ A pré-historia da antropologia’’, de François Laplantine, podemos notar que os índios, pelo fato de viverem em uma sociedade diferente daquela vivida pelosportugueses, são considerados selvagens e sem civilização. Viver em um meio diferente não significa falta de conhecimento e de desenvolvimento. Eles apenas vivem em uma cultura diferente. Nesseaspecto, a cultura é utilizada para discriminar métodos de organização social diferentes daqueles adotados pelo senso comum, afirmando que o diferente é subdesenvolvido, ou seja, encontra-se em um estagiocultural retardado.
Conclui-se, portanto, que a cultura é utilizada como arma discriminatória em vários aspectos, tanto social, educacional, racial... Os que a utilizam dessa forma,consideram que sua cultura é superior que as demais, e que este é o ‘’modelo certo’’ a seguir. Na realidade, desconsideram a cultura do outro, achando que a sua é a única cultura existente.

Questão 2(05 pontos)
Considere a citação:
“É a grande glória e a honra de nossos reis e dos espanhóis (...), ter feito aceitar aos índios um único Deus, uma única fé e um único batismo e ter tirado deles...
tracking img