Etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etnocentrismo
(30/09/08)

Etnocentrismo é a visão de mundo onde nosso próprio grupo é tomado como referência.
Tudo acontece ao meu redor, as diversas relações, contatos pessoais, contato institucional são vistos a partir de uma espécie de filtro.
Primeira coisa que se fala é sobre o valor - O que são valores? Pode estar ligado a alguma coisa moral? Pode.
Ex. Alguma coisa fez com que vocêescolhesse esse emprego e não o outro, esse é o valor. Alguma coisa fez com que você estivesse aqui e não em outro lugar, esse é o valor. Interessante que a gente percebe que na hora de decidir especialmente em algo o valor faz pesar na balança.
Por isso que conhecer os valores passa a ser fundamental, porque eles vão pesar nas decisões. Por isso que o etnocentrismo é terrível, porque ele vaiatuar no valor, na hora que tivermos que decidir ou fazer alguma coisa, o etnocentrismo vai interferir nessa decisão, porque ele interfere no seu sistema de valores, (repare) se ele é uma distorção como todo livro fala que é, e se é uma visão bilateral, isso é muito sério, porque quer dizer que eu e você temos que estar muito atento aos nossos sistemas de valores, certamente ele vai sertendencioso, mas não para por aí, fala-se também dos modelos que é uma coisa estruturada, uma solução, uma razão. Ele interfere até mesmo nas definições da existência. Se algum dia pensarmos assim: O que é termos uma boa vida? O que é ser feliz? O que é ter sucesso? Tudo isso são questões existenciais, o etnocentrismo vai interferir na maneira de leitura da sua própria existência.
No momento que eu entrarem contato com o outro grupo ou com outras pessoas cuja existência esteja pautada com outros parâmetros eu vou necessariamente interferir negativamente na existência do outro. Então, o que acontece é que estaremos lidando com pessoas na nossa vida, na nossa profissão que tem crises existenciais. Eu e você devemos estar atentos porque a leitura, a definição que nos fazemos de existência. O quetemos de existência vai interferir diretamente na maneira de como vou lidar com o outro que apresenta suas crises existenciais. Dizer que é uma pessoa boa, que é uma pessoa conselheira, que todos gostam de lhe ouvir, cuidado!, pois não é bem assim não, porque todos nós somos perpassados pelo etnocentrismo e ele vai diretamente atravessar as definições de existência, então esse negócio de ser bonzinho,fique atento!, pode estar destruindo a vida do outro, por causa dos seus modelos e valores.
O autor também coloca que ele interfere no plano intelectual que vai desde a apreensão, transformação da interpretação e a “conspeccão”, todo o pensamento envolvido nisso. Isso quer dizer que quando o etnocentrismo atinge o plano intelectual ele interfere na maneira de avaliar, refletir, julgar e pensar.Com isso eu não consigo perceber as diferenças, eu não consigo pensar, perceber, raciocinar, refletir, ou seja, nosso desafio como psicólogos é pensar o que não foi pensado, é conceber, é conseguir pensar aquilo que não está declarado, ou seja, ao entrar em contato com alguém ou perceber alguma coisa que se deve fazer é perguntar: por que não? Por que não pode? Da onde vem isso? Porque se vaiinterferir no plano intelectual necessariamente vai interferir no plano afetivo, porque as minhas ações são mobilizadas pelos seus pensamentos.
O etnocentrismo está fortemente arraigado na história das sociedades, é comum no nosso dia a dia, ou seja, ele vai atuar em qualquer coisa, construir mecanismos, nas formas, o q vem primeiro e o q vem depois, nos caminhos, nas lógicas e nos vamos porconseqüência dele, distorce a realidade na nossa maneira de ser, de agir, de resolver e isso acaba se perpetuando. Ex. veja se muitas coisas que sua vó e mãe passaram para você e você tenta se livrar disso, mas não consegue se livrar. Em tão as distorções são tão fortes porque elas são quase que antecipações dos fatos. Ex. quando a colega falou que sairia correndo se deparasse com um homem negro,...
tracking img