Etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etnocentrismo



Nos anos oitenta passei algumas semanas em uma comunidade indígena do Amazonas, a aldeia Sateré-Mawé, próximo a cidade de Tefé (AM). Estava no local emvirtude do trabalho, nada tinha a ver com pesquisa no campo da Sociologia e Antropologia, que anos após vim a me interessar. Portanto, este depoimento segue a visão da sociedade em que vivia, semqualquer análise antropológica ou histórica daquela comunidade.
Ao nascer do dia, observei um casal que saía para suas atividades. O homem carregava uma arma de caça e sua companheira uma rede, o remo,e mais algumas ferramentas. Aproximaram-se da margem do rio e a mulher realizou todos os trabalhos da preparação do barco, embarque dos materiais e posicionou o barco para zarpar, seu companheiroajeitou-se na popa do barco, em seguida ela embarcou, apanhou o remo e conduziu com maestria o barco para uma pequena ilha no meio do rio Solimões. Resolvi observar os acontecimentos e sem demonstrarintenção acompanhei, em outro barco, as atividades.
Chegando a ilha, a índia desembarcou, retirou a rede, os remos e as ferramentas, enquanto seu companheiro saía em busca de uma caça. Realizada astarefas de desembarque, sua companheira foi ao seu encontro e juntos aprofundaram-se na mata. Ora colhendo uma fruta, ora arrancando uma raiz, a índia ia juntando as coisas coletadas dentro de uma sacolaque carregava pendurada em seus ombros. Passado algumas horas observei o índio em posição de tiro apontando provavelmente uma caça, ouvi um tiro e imediatamente a índia dirigiu-se aos pés de umagrande árvore e retornou carregando um macaco que fora abatido.
Prosseguiram ainda por algumas horas em busca de novas oportunidades, porém, não ouvi nenhum tiro. Próximo ao meio da tarde o casaldirigiu-se para a canoa, a mulher carregando a caça, a rede, a sacola com o material coletado e o macaco que já fora “limpo” e preparado para ser assado, pendurado no outro ombro. O homem carregava...
tracking img