Etnia diversidade culturais e conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade 1 Etnia, Diversidades culturais e conflitos.

Capitulo 1 Etnia e Modernidade Profª Marina

Pag 10 e 11- Contexto- história quadrinhos preconceito
Discurso de Martin Luther King
1-Na historia em quadrinhos aparecem diferentes aspectos que muitas vezes são de causa de preconceitos. Identifique-os:
RES- Aspectos, raciais étnicos e culturais.
2- Esses quadrinhos fazem parte deuma publicação difundida em escolas dos países que integram a União Europeia no final da década de 1990. Qual o provável objetivo dessa iniciativa?
RES- Essa publicação é uma tentativa de prevenção contra o preconceito nos diversos países que formam a União Europeia.
3- Relacione o discurso de Martin Luther King com o contexto dos quadrinhos.
RES- O discurso de Martin Luther King foi feito nocontexto de luta pela integração da população afrodescendente norte-americana. É um discurso de esperança por uma convivência entre brancos e negros, apoiada na tolerância. A breve historia relatada nos quadrinhos transporta o discurso de Martin Luther King para contexto da sociedade europeia, em cujas situações. O personagem vislumbra em sonho uma transformação positiva da convivência entregrupos étnicos de origem diversa.

4- Na sua opinião, existe preconceito no Brasil? Você já viveu o presenciou uma situação de preconceito? Converse com um colega sobre esse assunto.
RES- O objetivo é que eles possam identificar diferentes situações de preconceito, ainda presente em nossa sociedade, embora muitas vezes mascarado, sob a forma, por exemplo, de brincadeiras e piadas. Conduza-os a umareflexão crítica sobre o assunto, identificando as origens do preconceito, suas manifestações e a necessidade de opor-se a elas.

Pag 12-Espaço & humor: Quadrinhos história do Brasil.
1 Interprete os quadrinhos. Para isso, considere a história do Brasil, o contato entre portugueses e indígenas e suas consequências nos dias de hoje.
RES- O início da historia do Brasil foi marcado pelaopressão dos portugueses sobre os indígenas e, depois, sobre os africanos e seus descendentes. Julgando-se superiores, os conquistadores destas terras dizimaram e oprimiram as nações indígenas, confiscaram-Ihes as terras e impuseram-Ihes sua cultura e valores Os quadrinhos indicam que a aculturação e a assimilação dos indígenas à cultura ocidental tornou-os socialmente excluídos e incapacitados deprover a sua subsistência.

Pag 13- Cultura ou civilização
1- Por que, para definir cultura, são considerados tanto os aspectos materiais quanto os nãos materiais de um povo? Cite exemplos de ambos.
RES- Porque a cultura é formada pelas realizações materiais (habitação, vestimentas, utensílios e técnicas) e também pelas não materiais (crenças, modo de vida, tradições culturais e históricas e umpovo).
2- Dê alguns exemplos que justifiquem a diferença entre cultura e civilização.
Quando se fala em civilização ocidental ou oriental, a referência é ao conjunto das sociedades que as compõem, as quais, além do espaço geográfico que habitam, possuem raízes comuns ou derivaram umas das outras. Dentro de cada uma delas, no entanto, há diversas referências étnicas, linguísticas, religiosas, quenos permitem classificá-las em cultura judaico-cristã, cultura árabe, cultura chinesa, cultura indiana, cultura francesa etc.

Pag 15- Manipulando as mentes
1- Quais características da modernidade podem ser identificadas no texto?
Publicidade, consumo em massa, sofisticação dos meios de comunicação, técnicas de persuasão (A persuasão é provavelmente a habilidade mais importante para umprofissional se destacar no meio social em que vive).
2- Em quais sentidos os meios de comunicação contribuem para a reprodução da modernidade globalmente?
Eles promovem a difusão o de hábitos alimentares (produtos industrializados, como Coca-Cola, hambúrguer etc) modos de vestir (tênis, jeans, bonés etc.), tipos de música (rock, techno, rap etc)
3- Você concorda com a tese do autor, que afirma...
tracking img