Etinicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etnicidade é um tema bastante discutido em Antropologia. O conceito de Etnicidade está vinculado ao de Etnia, sua palavra de origem, que identifica uma comunidade definida porafinidades de lingua, cultura e tradição. Etnicidade é o conjunto das características comuns a uma determinada comunidade, que as diferenciem de outra comunidade. Essas características são acultura, tradições, valores, origem comum, território, dentre outras. Etnicidade de um modo mais simples é o que diferencia um determinado grupo, de outro, por meio das características acimarelatadas.
O texto do qual faço referência, explana a respeito do Estado, no que concerne a respeito dessa diversidade de grupos sociais existentes em um mesmo Estado Nacional. No ponto devista prático, a ideia de Estado Nacional contendo apenas um povo, no caso tendo apenas um tipo de Etinicidade, é muito raro de acontecer, na maioria dos casos existem minorias ou grupossociais que diferem do restante do povo do Estado. Esse era o pensamento clássico sobre o Estado.
De acordo com o texto, é possível indentificar três tipos de Estado ao que concerne aetnicidade: o primeiro seria o Estado ‘’clássico’’, classificado como uno, monista e homogêneo. O segundo seria o Estado opressor, que mesmo sabendo que existe uma, ou várias minoriasetnicas na sociedade, estas seriam subjulgadas em detrimento daquelas, restando espaço apenas para o grupo dominante. O terceiro seria o Estado-Modelo, pelo menos do ponto de vista Etnico, noqual seria reconhecido, e criado mecanismos para conciliar a variedade de povos no território.
Um exemplo de Etnicidade, ou etnia seria o dos Judeus que são um grupo comcaracteristicas que os diferenciam de outros povos, pois possuem uma religião, costumes e tradições particulares.
A pluralidade de povos em determinado local sempre foi um desafio á humanidade.
tracking img