Etilismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Síndrome de Dependência do Álcool
Publicado em 31 março, 2008 por Saúde do Futuro
A síndrome de dependência do uso de bebidas alcoólicas, também conhecida como alcoolismo ou etilismo, é uma doença que afeta cerca de 18,6 milhões de brasileiros (10% da nossa população). Os efeitos nocivos desta dependência química vão desde sérios problemas sociais e familiares até graves complicações de saúdecomo cirrose do fígado, câncer, demência, doenças do coração e traumas em geral.
O que é?
A síndrome de dependência do álcool, ou alcoolismo, é uma doença crônica que cursa com um desejo incontrolável de beber e, mesmo que tente parar, o indivíduo não consegue se livrar desse vício sozinho. Com o tempo, o indivíduo passa a consumir maiores quantidades de álcool para ter os mesmos efeitos deembriaguez de antes. Além disso, começa a apresentar sintomas como suor frio, tremedeiras, nervosismo e ansiedade quando fica sem ingerir bebidas alcoólicas.
O que causa?
Embora todas as causas do alcoolismo ainda não tenham sido descobertas, acredita-se que um dos fatores seja a hereditariedade; ou seja, os filhos de pais alcoólatras têm maior predisposição a desenvolver a doença.
Evidentemente, épreciso prestar atenção às causas da dependência física ao álcool, mas também é importante levar em conta as necessidades psicológicas que levam a pessoa a refugiar-se na inconsciência de seus efeitos. Na maior parte dos casos, a doença é contraída durante a adolescência, fase em que se busca aprovação e maior segurança, como uma forma de defesa para sentir-se aceito pelo seu grupo social. Em suamaioria, embora nem todos levem o vício ao extremo na juventude, os alcoólatras começam a beber para se sentirem mais seguros ou engraçados entre os amigos.
Em nossa cultura, tomar uma dose é uma prática associada a alguma comemoração, a momentos bons ou divertidos, e por isso, atrai em especial os adolescentes. Com o tempo, tudo passa a ser motivo para beber, bons ou maus momentos, festas dereencontro ou de despedidas. O alcoólatra julga usar o álcool para resolver seus problemas, sem se dar conta de que multiplica seus desconfortos físicos e emocionais e passa a depender do álcool para tudo, até para esquecer que é dependente. O álcool é usado muitas vezes e inconscientemente para fugir ou suportar uma realidade. De um aliado nas situações de crise, transforma-se em vilão do dependentee a pessoa que, no início achava que se tornava forte, descobre-se absolutamente fragilizada e merecedora do desrespeito alheio. Por isso, em certo estágio avançado, o álcool passa a ser considerado como uma forma de autopunição e autodestruição.
Quais são as conseqüências?
A cirrose hepática, que se traduz por uma insuficiência ou mau funcionamento do fígado, é a doença relacionada aoalcoolismo mais conhecida, capaz de levar o indivíduo à morte ou a grande incapacidade física. Outras graves doenças relacionadas ao consumo do álcool são alguns tipos de câncer (ex: pâncreas, esôfago e estômago), demência, doenças dos nervos periféricos, infarto do coração, derrame cerebral, desnutrição, traumas diversos, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, depressão, agressões domésticas e atémesmo homicídios e suicídios.
Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é feito de acordo com a presença dos sintomas da doença. Deve seguir as diretrizes do Código Internacional de Doenças (CID-10), onde a presença de 03 ou mais critérios dos descritos abaixo irão caracterizar a dependência do álcool. É importante informar que tais critérios são referentes ao histórico de saúde do indivíduo doúltimo ano, ocorridos em qualquer momento neste período de tempo.
Desse modo, o diagnóstico de síndrome de dependência do álcool corresponde à presença de 03 (três) ou mais dos seguintes critérios:
1. Desejo intenso ou compulsão para ingerir bebidas alcoólicas.
2. Tolerância: necessidade de doses cada vez maiores de álcool para atingir os mesmos efeitos obtidos com doses anteriormente...
tracking img