Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ETICA EMPRESARIAL

Segundo Srour (2003) éticas morais são regras de comportamento, códigos de conduta de coletividade, e a moral que define qual a forma correta de agir, orientar e justificar as ações dos agentes sociais.

A ética diz respeito á disciplina teórica, ao estudo sistemático a definição entre o certo e o errado, quais os comportamentos que são bem vindos e os quais não. Asnormas que compõem os códigos morais as pautas e ações que determinam o bem fazer, ou o fazer virtuoso, a melhor maneira de agir coletivamente qualificando o bem e o mal, o permitido e o proibido, o certo e o errado, a virtude e o vício.

A Ética estuda os costumes das coletividades e as morais que procuram conferir consistência e esses modos recorrentes de agir.

Ética empresarial ou a éticados negócios significa estudar e tornar inteligível a moral vigente nas empresas capitalistas contemporâneas, a moral predominante em empresas de uma nacionalidade especifica.

Segundo Moreira (1999) a ética possui dois significados principais, disciplina integrante e ciência da filosofia e conjunto de regras.

Os conceitos éticos são extraídos da experiência e do conhecimento da humanidade.A formação dos conceitos éticos a pelo menos cinco teorias que são referidos aos preceitos.

A teoria de Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873) diante do fato, o ser humano para escolher a conduta em maior conformidade com a ética, deve selecionar o que gere o maior bem para a sociedade.

A teoria de Emanuel Kant (1724-1804) o conceito e que cada um deve se comportade acordo com princípios universais, cumprir um compromisso assumido, aquele que determina quem deve assumi uma obrigação e deve compri-lá.
Acredita que o conceito ético seja alcançado através de duas regras:

* O padrão ético deve valer para todos SOS que se encontrem na mesma situação, sem exceções.

* Exigir dos outros os que exigimos de nós mesmos.

Nas ideiasde John Locke (1632-1704) e Jean Jacques Rousseau (1712-1778) define que o ser humano assume os seus semelhantes à obrigação de ser comportar de acordo com regras morais, para poder conviver em sociedade.

Na ultima teoria segundo os princípios éticos e que cada pessoa decidir sobre o que é ou não ético, com base nas suas próprias convicções e na sua própria concepção sobre o bem e o mal. O quee ética para um pode não ser para o outro.

Essa teoria revela que os conceitos os preceitos éticos precisam ser elaborados sempre.

1.1 A ETICA E A LEI

Segundo Matos (1993) O conceito ou preceito ético é uma regra aplicável á conduta humana.O preceito ético possui duas características essências :

* Destina-se a adequar a ação humana ao conceito do bem e da moral.

* Pode seraplicado pelas simples determinação do ser humano, independentemente de qualquer coação externa.

Como os preceitos éticos são regras, muitos estudiosos aplicam o principio típico das normas jurídicas, possibilidade de não atendimento sem violação dos princípios.

Esse pensamento aceita a ideia de que um comportamento pode não estar exatamente de conformidade com a regra ética, mas mesmo assimpode não contrariar esse preceito. Para qualificar esse comportamento, tais pensadores utilizam a palavra aética, que é um comportamento que não é ético, mas que também não contraria a regra ética.

A lei ética é uma norma aprovada pelo povo de um país, que possui as seguintes características:

* Resulta de um processo formal de elaboração, ou seja, a sociedade participa diretamente ou seusrepresentantes.

* É dotada de sanção, onde sua desobediência gera uma penalidade.

* Sempre atributiva, significa direito outorgado que alguém impõe um dever.

1.2 ÉTICA EMPRESARIAL CONCEITO DE EVOLUÇÃO

Segundo Moreira (1999) empresa e uma unidade econômica, o empresário utiliza três fatores:

* Técnicos de produção
* Natureza
* Capital e o trabalho

Esses fatores...
tracking img