Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O que a cinética química estuda?
R: É uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos químicos e os fatores que as influenciam.

2- Dê 3 ezemplos de reação química lenta, reações químicas, com velocidade moderada e reações químicos com velocidade rápidas?
R: Reações lentas: apodrecimento da carne, combustão do carvão ou o enferrujamento do ferro, A oxidação (ferrugem)de um pedaço de ferro é um processo lento, pois levará algumas semanas para reagir com o oxigênio do ar, é o resultado da decomposição de matéria orgânica de milhares de anos e a fermentação do suco de uva usado na produção de vinho pode demorar meses para ser completada.
Reações rápidas: explosão nuclear, explosão da pólvora,a combustão do gás de fogão (a combustão em geral é sempre uma reaçãorápida). Já no caso de um palito de fósforo que acendemos, a reação de combustão do oxigênio ocorre em segundos gerando o fogo, sendo assim é uma reação rápida. Reação do sódio metálico com a água (reação bastante violenta e instantânea).
Reação Moderada: reação entre o metal alumínio (Al) e o ácido clorídrico (HCl), combustão de materiais orgânicos, a decomposição térmica de sais, atransformação dos alimentos pela ação de bactérias, a queima de uma vela, etc. bactérias, a queima de uma vela, etc.

3- Quais os fatores que influenciam a velocidade das reaçoes quimicas?
R:Alguns fatores podem aumentar ou diminuir a velocidade de uma reação química. São eles:
- temperatura
- superfície de contato
- pressão
- concentração
- presença de luz
- catalisador
- inibidores


4-Comocada fator influência a velocidade de uma reação química?
Temperatura
A temperatura está ligada à agitação das moléculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as moléculas. Se aumentar a temperatura, aumenta a energia cinética das moléculas (movimento). Se as moléculas se movimentam mais, elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativação e em conseqüência, aumenta onúmero de colisões efetivas e, portanto a velocidade da reação também aumenta.
Por este motivo, aumentamos a chama do fogão para cozinhar e utilizamos a geladeira para evitar a deterioração dos alimentos.

Superfície de contato;
Se numa reação atuam reagentes em distintas fases, o aumento da superfície de contato entre eles aumenta a velocidade das reações. Considerando, por exemplo, uma reaçãoentre uma substância sólida e uma líquida, quanto mais reduzida a pó estiver a substância sólida, maior é a superfície de contacto entre as partículas de ambas as substâncias e portanto, maior é a possibilidade de essas partículas colidirem umas com as outras. Fazendo-se uma analogia, por exemplo, quando acende-se uma lareira, usa-se palha ou papel e destes acende-se as mais grossas porções delenha.
Exemplos claros deste tipo de influência na velocidade de reações é o perigo que representa em silos de farinhas e grãos de cereais a combustão violenta, explosiva, de partículas finamente divididas com o ar. Um exemplo laboratorial que é apresentado sobre este fator é a reação do iodo "metálico", granulado, com o metal zinco. A reação se processa muito mais rapidamente com o zinco em pó que ozinco em lâmina, após o acréscimo de água sobre os reagentes.

Pressão;
Pressão é a razão entre força e área, ou seja, fazer força sobre uma determinada área. Com o aumento da pressão em um recipiente, diminui o volume e desta forma aumenta a concentração dos reagentes. As moléculas se chocam mais, aumentando o número de colisões e portanto, aumenta a velocidade da reação.

ConcentraçãoConcentração está relacionada à quantidade de soluto e de solvente de uma substância. Se aumentar a concentração de reagentes, aumenta o número de moléculas dos reagentes, aumentando o número de colisões e aumentando também a velocidade da reação. Está associada à Lei Cinética (Lei de Guldber-Waage).
Quando se aumenta a concentração de oxigênio numa queima, a combustão acontece mais rápido....
tracking img