Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

ÉTICA EMPRESARIAL

ATPS ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Bianca Rodrigues de Jesus RA 0991032770
Carime Andrade Galoni RA 0901346906Danieli de Paiva Sousa RA 0933466776
Fernanda Doms de Morais RA 0991033480
Mariana Antunes Marques RA 0993003407
Wania Mendes Pires RA 4246842402Sorocaba
2012



Trabalho apresentado com requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Ética empresarial, no curso de Administração, na Faculdade Anhanguera de Sorocaba

Prof. Regina Monticelli

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
ETHICS AND HUMAN RELATIONS AT WORK

RESUMONeste trabalho iremos nos preocupar em apresentar sobre ética, moral e lei, dentro de uma organização, como a empresa deveria agir e como seus colaboradores deveriam agir.
Mas tudo dentro de um contexto formal, iremos apresentar um mapa contextual onde mostraremos as ligações entre ética, moral e lei, demonstrando como deveria realizado dentro da empresa.

Palavras-chaves: ética, moral, lei eempresa.

ABSTRACT
In this work we have to worry about ethics, morality and Law, within an organization, how the company should act and how employees should act.
But all within a formal context, we present a contextual map will show where the connections between ethics, morality an law, demonstrating how it should done within the company.

Key-words: ethics, morals, law and business.INTRODUÇÃO

Faremos nesse trabalho algumas etapas pedidas no começo do semestre, onde se pede a resposta de algumas questões sobre ética, moral e lei.
E foram feitas mais algumas perguntas pertinentes ao assunto para realizarmos um mapa conceitual, interligando os assuntos para que possamos entender o porquê da ética, moral e lei dentro das organizações.

ETAPA 1

Até que ponto um gestor de pessoasprecisa compreender a ética como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?
Compreendendo a ética ele conseguira agir de forma justa, sem autoritarismo, sem paternalismo e sem consumo excessivo. Pois a capacidade de ser um profissional eticamente bom o diferencia no mercado de trabalho que está cada vez concorrido, lhe proporciona a empregabilidade, porque asempresas procuram profissionais com essa qualidade profissional para fazer parte de seu quadro de colaboradores.
Um dos grandes desafios dos Gestores de pessoa é lidar com pessoas, porque não se trata apenas do individuo isolado, lidamos com uma serie de conflitos, caráter, família, desejos, anseios, sonhos, frustrações entres outros, e saber lidar é o X da questão. É justamente no elementohumano que ética e seus princípios estão diretamente ligados.
  Os gestores de pessoas ao compreender a ética e seus princípios, tem como propósito fazer a confluência dos objetivos da organização e dos futuros colaboradores, levando em consideração que não se impõe ética a uma pessoa, mesmo porque a ética é particular de cada individuo, vem daquilo que aprendemos, com educação e respeito, écomo regras para um melhor convívio como justiça, liberdade e solidariedade.
Comportamento eticamente adequado e responsabilidade são algo que devemos cultivar tanto para obtermos credibilidade diante dos colaboradores da organização como diante da sociedade.



ETAPA 2
1. O que é ética?
Ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao...
tracking img