Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Ética profissional – CRE 1171










Análise Crítica e Comparativa entre os Códigos de Ética do Engenheiro e do Economista









Por




Grupo Ecoética:

Cecília Pacheco – 0513232
Daniel Marzullo – 0711543
Monique Santos – 09132771
Tatiana Vilela – 0712210





2011.1


Índice

1 Introdução 3
2 Análise SWOT 3
2.1 Códigos de Ética 42.2 Código de Ética do Engenheiro 5
2.3 Código de Ética do Economista 6
3 Semelhanças e Diferenças 6
3.1 Semelhanças 7
3.2 Diferenças 7
4 Por que o código de ética é importante para o exercício da profissão? 8
5 Conclusão 8
6 Bibliografia 8
Anexos 9
Entrevistas com Engenheiros 9
Entrevistas com Economistas 9



Introdução


A ética representa prudência efuncionamento social adequado em qualquer tipo de ambiente, o que promove a não degradação dos indivíduos que interagem e participam da mesma. Isto a torna imprescindível para o bom funcionamento de comunidades independente de seus costumes, hábitos e papeis. A ética pode estar presente, mesmo que de modo intuitivo, em qualquer tipo de civilização, grupo ou família.


Apostando na efetividade desteconceito foram concebidos os códigos de ética. Eles são os fundamentos para as ações e comportamento (individual e coletivo) do homem nas diversas atividades que este se insere. O mesmo ocorre em escala profissional, para os códigos de ética profissionais, que são o conjunto de normas de conduta a serem praticadas no exercício da profissão, de modo a atingir o bem-estar onde se exerce a mesma.Porém, estes códigos não são absolutamente iguais a todos os campos de atuação. Há a necessidade de códigos de ética diferenciados uma vez que as responsabilidades, os papeis e as posturas de cada profissão são distintas.


Esse trabalho analisa de forma comparativa o código de ética do engenheiro e código de ética do economista, analisando-os criticamente e explorando suas semelhanças ediferenças. Para facilitar esta interpretação destes será realizada uma análise SWOT com o propósito de demonstrar os pontos fortes e fracos contidos nos códigos tal como suas possíveis oportunidades e ameaças. Posteriormente estarão descritas seis entrevistas realizadas com profissionais das áreas estudadas (engenharia e economia). Através destas entrevistas foi possível conhecer melhor ofuncionamento dos códigos na prática e notar peculiaridades na realidade do ambiente profissional para cada profissão.


Análise SWOT

A sigla SWOT faz referência às palavras inglesas Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, o que, traduzindo para o português significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Assim, aplicamos essa análise aos códigos de ética em geral, ao doEngenheiro e ao do Economista.


1 Códigos de Ética


Forças:

• Agir de maneira ética faz com que as empresas evitem escândalos, beneficiem a comunidade e criem uma boa reputação.
• Aumenta a integração entre os funcionários de uma organização e estimula o comprometimento deles.
• O uso de um código de ética permite a uniformização de critérios numa empresa.
• O código de éticaserve de parâmetro para a solução de conflitos e de respaldo para a empresa na solução de problemas de desvio de conduta de algum colaborador, acionista, fornecedor etc.
• O código de ética costuma trazer para a empresa harmonia, ordem, transparência e tranqüilidade devido aos referenciais que cria.

Fraquezas:

• Nem sempre há consistência e coerência entre o que está disposto nocódigo de ética e o que se vive na organização.
• Existem profissionais que desconhecem o Código de Ética.
• Há pessoas que acreditam que a consciência ética dos integrantes de uma organização é um patrimônio do indivíduo e, por isso, não acham necessária a implantação de um código de ética, já que a atuação de cada um propiciará, por conseqüência, um ambiente ético.

Oportunidades:...
tracking img