Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Presbiteriana Mackenzie

A desumanização do homem no trabalho.

Trabalho de ética

Grupo 7 :
Ana Clara Avancini – 41249410
Fábio de lima – 41285697
Giovana Silvério de Souza – 41223241
Matheus Savastano – 41211863
Tiago Inada - 41200667

Introdução

O trabalho pode constituir um processo de humanização ou de desumanização. Em sua função humanizadora , o trabalho secaracteriza por uma atividade, por meio da qual o homem transforma a natureza, produz cultura e estabelece relações sociais saudáveis. Em sua função desumanizadora, o trabalho se reduz a um ato de satisfação das necessidades biológicas e econômicas, convertendo-se numa atividade mecânica e alienante. O trabalho desumaniza quando perde as referências de valor, e se transforma num meio deexploração do homem. A forma como trabalhamos expressa o que pensamos de nós mesmos, dos outros e do mundo. A forma como o trabalho é organizado expressa os valores da sociedade a que pertencemos.
A produção não é obra do homem isolada, tem sempre um caráter social que influencia o que deve ser produzido. Nesse processo ,o homem, involuntariamente se relaciona com a sociedade, e o trabalho de cada produtorinfluencia a população ,até mesmo nas sociedades mais primitivas e nos processos industriais mais avançados.
Pra tanto o trabalho se caracteriza como a consequência das ideias anteriores, cada nova ideia tem como base a experiência do passado, de hábitos de trabalho e de conhecimento dentro da própria comunidade ou de outra comunidade mais avançada.
Assim, a fim de mostrar o processoevolutivo do trabalho vamos comentar no decorrer do texto as mudanças que ocorrerão na humanidade nos diferentes tempos históricos.

Antiguidade

A comunidade primitiva é, historicamente, a primeira forma que a sociedade adota logo que o homem separa-se do mundo propriamente animal, quando num longo processo evolutivo adquiriu as qualidades que o diferenciam dos outros seres vivos.
A alimentaçãoera produto da caça e da colheita de frutos silvestres. Posteriormente começa a agricultura onde a única forma conhecida de trabalho e era o músculo do homem.  Com somente este instrumento, o homem tinha sérias dificuldades para enfrentar as forças da natureza afim de conseguir comida para a subsistência. Então o trabalho em comum podia garantir a obtenção dos recursos necessários para a sua vida.No trabalho em comum a propriedade comunitária dos meios de produção, que era a base das relações de produção na época. Todos os integrantes da comunidade estavam em condições iguais com relação aos meios de produção, ninguém podia assumir a propriedade privada deles. Cada elemento da comunidade recebia a sua quota de produção conforme suas necessidades e normalmente não ficava excedente embenefício de alguém em particular.
No decorrer do tempo, o modo de produção muda devido ao desenvolvimento das forças produtivas. Os homens aprendem a arte de fundir os metais, começam a domesticar o cavalo e constroem um arado rústico aumentando o rendimento das plantações. Assim começam a ocorrer mudanças sociais, a atividade pastoril separa-se da agricultura e inicia-se uma modesta indústriaartesanal. Começa o intercambio de produtos derivados do trabalho, primeiro entre as tribos e depois no centro da própria comunidade. A tribo descompõe-se em famílias que se convertem em unidades econômicas separadas, concentrando-se nelas o trabalho, diferente do trabalho comunitário e dando início a propriedade particular.

Idade antiga

O Trabalho nessa época se baseia no surgimento daspropriedades particulares que virariam mais tarde a ser as cidades gregas, originado o mundo contemporâneo. Assim com a transformação das propriedades em polis, cidades, a forma de trabalho se transforma. A necessidade e o desejo dos homens de facilitar o seu trabalho e de dispor de reservas para enfrentar os desastres naturais incentivaram eles a aperfeiçoar os seus instrumentos e criar hábitos de...
tracking img