Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


O estudo desta pesquisa se dá em função do caráter que a filosofia aristotélica apresenta para nós, principalmente discussões em relação à vida do homem em sociedade, questões esta que pode ser observada a partir de um estudo da leitura aristotélica.
Se situar dentro de uma ética que moralize o ser humano, para que este “ser” dentro de uma sociedade, mesmo que esta venha aser de consumo, na qual vivenciamos hoje. Para que com isto ele possa refletir sobre suas escolhas, pensando nos seus valores morais do dia-a-dia. Pois, muitas vezes se colocamos no lugar de “juízes”, para condenar aqueles que escorregam nas questões éticas, principalmente àqueles indivíduos ligados à vida pública. Contudo, muitas vezes fazemos escolhas egoístas que ferem as regras socialmentecriadas, ou seja, para que está discussão sobre ética seja proveitosa é preciso que tenhamos um claro entendimento daquilo que fazemos ao discutir problemas éticos.
Aristóteles diz que esta vida do indivíduo dever ser vista através da ação própria do homem, dos costumes, da maneira vigente de viver em sociedade. O ético abrange os comportamentos e, sobretudo o supremo deles – a virtude; comotambém as instituições que sustenta estes modos de viver, como a amizade, a política, justiça e o fim último a felicidade.
O objetivo deste presente trabalho, é refletir sobre a ética do ser humano, de uma forma simplificada, mas que possa trazer uma compreensão clara no contexto do pensamento do filósofo Aristóteles, que pertenceu a escola platônica por 20 anos, para depois fundar a sua própria escolachamada o Liceu.


2. DESCRIÇÃO

Adotaremos para esta pesquisa, uma compreensão clara com relação às leituras bibliográficas, no decorre deste artigo. Considerando, nossas discussões e atenções, em especial para a obra de Aristóteles Ética a Nicômaco, na qual demonstra o verdadeiro sentido da atividade humana, prática para o homem.
Neste trabalho apresentaremos também comentadores dofilósofo, considerados como os “melhores” especialistas neste tema. Como é o caso de Giovanni Reale, Marilena de Chauí, entre outros. Que terão uma grande contribuição para o nosso estudo.
Por fim será abordado o conceito de Manfredo de Oliveira a respeito da crise ética contemporânea. Vivemos em tempos de crise, seja esta financeira, política e social. E acima de tudo ética e moral.


3. ANÁLISEGERAL

A NATUREZA DE UM SABER DO ETHOS RACIONAL E IRRACIONAL

Na obra Ética a Nicômaco Aristóteles, trabalha a categoria alma, mostrando uma divisão da alma “A alma tem uma parte racional e outra parte privada da razão” .
Somos compostos de uma parte racional e uma irracional com já foi citado, e o verdadeiro caráter moral consiste em ter os elementos irracionais sob o domínio doselementos irracionais. Os elementos irracionais são emoções; por exemplo: a ira, o medo, o amor, a sede, a fome, a inveja, o ódio, a ambição e em geral os eventos e condições mentais que são acompanhados pelo prazer e pela dor. As virtudes morais são hábitos consolidados de caráter que se expressam na resposta emocional correta.
Isto é, a parte irracional da alma, é dividida em duas. Uma denominadavegetativa, responsável pelo princípio elementar da vida, da nutrição, do crescimento e da reprodução. E outra irracional da alma é a sensitiva, responsável pelo desejo, pelo apetite. A alma sensitiva é o lugar dos sentidos da visão, do tato, do olfato, do ouvido e do paladar.
Já a outra alma chamada de racional ou intelectual. A alma racional para o filósofo, eo que denota, ou seja, o homem tem demelhor, a parte mais perfeita. A alma racional é, identificada por algumas virtudes, que são: a sabedoria filosófica, a inteligência, a arte, e as ciências. A alma apesar destas subdivisões apresentadas por Aristóteles, e uma, e que junta com a matéria da vida ao corpo.
Segundo Aristóteles a alma seria a forma do homem, portanto o que confere e preserva a sua unidade. No entanto devemos...
tracking img