Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCICIOS
Pagina: 211
Essa fragmentação é a primeira pista para refletirmos sobre o significado dos valores na vida humana, de que trataremos nesta unidade. Responda ás questões.
1)Por que diante de valores éticos, estéticos, políticos (entre outros) não existem receitas nem modelos?
R= O ser humano acha que tudo é relativo, tanto que os filósofos se sucedem tantono tempo quanto nas teorias. Um tentando sobrepujar ou prevalecer sobre o outro. Alguns concordam, muitos discordam. Multiplicidade de pensamentos sobre o mesmo assunto, multiplicidade deverdades sob prismas diferentes. Verdades que se anulam na medida em que o conhecimento se expande, e a diversidade de "culturas" a desfilar diante destes modelos.
2) Para FernandoPessoa, “é necessário criar”: em que sentido isso vale também para você, em sua vida cotidiana? Especialmente, como você pode ser criativo em sua vida moral?
R= Que a vida é aquilo que nósfazemos dela. São os nossos sorrisos que deixamos com as pessoas que nós gostamos. As nossas lágrimas que escapam sem pedir permissão. Os olhares que a gente libera. As palavras e ações queemitimos. Não adianta esperar um dia melhor amanhã e não fazer nada pra que ele o seja. Tudo depende de nós e de mais ninguém. A vida é nossa, é nosso momento, se nós não dermos tudo de nóse viver, ninguém pode fazer isso por nós.
Página: 220
Questões
2) O sentimento de indignação ou de vergonha indica que participaremos de uma comunidade moral. Dê um exemploe explique por quê.
R= Sim é o que as grandes autoridades não têm ou não são: vergonha, indignação, dignidade, sinceridade, humanidade, humildade, justos, solidários e na verdade nãotêm e muito menos uma boa índole.
3) Qual é a relação entre politica e ética? A partir dessa relação, destaque a questão da justiça como tema central da ética.

Página: 221
Questões
tracking img