Etica

Páginas: 5 (1062 palavras) Publicado: 28 de março de 2014
ÉTICA
1. Qual a finalidade do conselho de psicologia?
Os Conselhos de Psicologia têm a finalidade de orientar, fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão de psicólogo no Brasil. Cabe aos Conselhos, por delegação do poder público, garantir a qualidade no exercício profissional, zelar pela observância dos princípios éticos e contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como ciência eprofissão. No seu papel de órgão de orientação, cabe-lhes divulgar informações necessárias à atuação do psicólogo, que possam servir como referência para a qualificação da prática profissional.

2. Qual a lei que regulamenta a profissão de psicólogo?
A Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, regulamenta e dispõe sobre a Profissão de Psicólogo no território brasileiro, quanto ao exercícioprofissional, funções legais do psicólogo, formação, diplomação e vida escolar. Esta Lei Federal regulamenta a profissão e estabelece os critérios legais e civis para desempenhá-la.

3. O que é o Sistema Conselhos?
O Sistema Conselhos de Psicologia é constituído por um conjunto de órgãos colegiados: o Congresso Nacional e os Regionais de Psicologia, a Assembléia das Políticas Administrativas eFinanceiras (APAF), os Conselhos Federal e Regionais de Psicologia e as Assembléias Regionais.

4. Como está estruturado o CRP-SP?
O CRP-SP tem como órgão deliberativo a Plenária e como órgão executivo, a Diretoria, eleita pela Plenária a cada ano de mandato. A Diretoria dos Conselhos Regionais é constituída por Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro e Secretário. A Plenária do CRPRS é formada por13 conselheiros efetivos e 13 conselheiros suplentes. A organização do CRPRS é operacionalizada por meio das Comissões Permanentes, Comissões Especiais e Grupos de Trabalho.

5. Quando ocorrem as eleições para o CRP?
De três em três anos, sempre no dia 27 de agosto, são realizadas eleições para constituir as Plenárias do Conselho Federal de Psicologia e dos Conselhos Regionais. O processoeleitoral é organizado e monitorado por uma Comissão Regional Eleitoral, eleita em Assembléia Geral Extraordinária. O voto é universal e obrigatório.

6. O que são as Comissões e Grupos de Trabalho do CRP-SP?
O CRP-SP possui comissões permanentes, especiais e também grupos de trabalho. As Comissões Permanentes são obrigatórias em todos os CRPs. São fundamentais para o cumprimento das funçõesprimordiais destinadas à origem do Sistema Conselhos. São elas:
• Comissão de Auditoria e Controle Financeiro
• Comissão de Ética (COE)
• Comissão de Licitação
• Comissão de Orientação e Fiscalização (COF)
As Comissões Especiais são constituídas em função de demandas específicas da profissão em determinado contexto, possuindo vários objetivos estabelecidos e podendo ser mantidas enquanto houvernecessidade do debate e da discussão da demanda a que se referem.

7. Qual a distinção entre o Sistema Conselhos e o Sindicato?
O Sindicato é uma organização de trabalhadores que representa os direitos trabalhistas de uma categoria profissional.
O Sistema Conselhos é uma autarquia de direito público que orienta e fiscaliza a profissão de psicólogos. Mesmo distintos, o sindicato e o SistemaConselhos atuam em conjunto na construção e fortalecimento da profissão.

8. Como se define a profissão de psicólogo?
Resolução do Conselho Federal de Psicologia reza como caracterização da profissão o que segue: As atribuições profissionais dos psicólogos no Brasil foram aprovadas pelo IV Plenário do Conselho Federal de Psicologia e enviadas ao Ministério do Trabalho, passando a integrar oCatálogo Brasileiro de Ocupações (CBO). Os métodos e as técnicas psicológicas utilizados no exercício das funções privativas do psicólogo a que se refere o Parágrafo 1º do Art. 13 da Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, são compreendidos da seguinte forma:
Método
Técnica
Métodos psicológicos
Diagnostico psicológico
Orientação profissional
Seleção profissional
Orientação psicopedagógica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!