Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIGINIDADE
Cite alguns comportamentos de membros de uma família que podem ser considerados contrários ao Princípio da Dignidade da Pessoa.
Exclusão e humilhação de um membro da família pela posição social que este ocupa, ou por ser portador de doenças ou defiências, abandono de menores que não tem a menor condição de se manterem;
Diga por quê.
Essas atitudes são consideradascontrarias ao Principio da Dignidade, pois fere o significado da palavra dignidade da pessoa humana que diz,
“Um indivíduo, pelo só fato de integrar o gênero humano, já é detentor de dignidade. Esta é qualidade ou atributo inerente a todos os homens, decorrente da própria condição humana, que o torna credor de igual consideração e respeito por parte de seus semelhantes”

Cite modelos oupráticas de gestão dentro de uma organização que desrespeitam seus empregados.
Poderíamos considerar como uma dessas praticas o abuso de poder por parte dos empregadores e também podemos citar como outra pratica o assedio moral.
Por que são considerados desrespeitosos?
São considerados desrespeitosos pois ferem o Principio da Dignidade humana, além disso humilham, desrespeitam o empregado nafrente de seus colegas de trabalho expondo-os.

PROPRIEDADE
Cite algumas decorrências negativas de um sistema econômico que estejam em desacordo com o Princípio do Direito à Propriedade.
Podemos citar como exemplo de desacordo do Principio do Direito à Propriedade os muitos moradores de rua, que vivem em situações sub-humana decorrentes de uma má distribuição de renda.

Diga por quê.O direito de propriedade decorre do fato de o ser humano ter um corpo que necessita de alimentação, de teto, de vestuário, de instrumentos de trabalho, de defesa, etc.

Em que situação de outras pessoas você acha que se deva abrir mão do direito a nossos bens supérfluos?
Devemos abrir mão do nosso direito a nossos bens supérfluos, quando vemos outras pessoa que não possuem os bens básicoscomo alimentação, vestuário ou moradia.

2.1 Por quê?
O ser humano deve ser sólidario um com o outro, pois todos nós temos direito a uma vida digna.

Princípios da Ética Social

TRABALHO

Qual era a condição social do trabalhador manual da Antiguidade e a do trabalhador da empresa pós-Revolução Industrial?
Na antiguidade o trabalho manual era considerado servil, não condizia com aPolítica nem com a Filosofia, que eram reservadas à aristocracia social.
A revolução industrial, com seus problemas nas relações de trabalho, foi marcada
pelos conflitos entre os trabalhadores e os detentores do capital.

A que se atribui a primazia do trabalho sobre o capital?

A primazia do trabalho decorre do fato de os meios de produção serem um verdadeiro patrimônio que pertencehistoricamente ao trabalho humano. Esses meios, dos mais primitivos aos mais sofisticados, são frutos da inventividade, da inteligência e da experiência acumulada dos seres humanos. O capital, portanto, é fruto do esforço do homem e deve estar a seu serviço em todas as atividades produtivas. Daí, a primazia da pessoa e de seu trabalho sobre o capital.

As empresas capitalistas a quem costumamdar a primazia?
As empresas capitalistas costumam dar primazia ao capital.

Que caminhos algumas empresas isoladamente estão seguindo para harmonizar as relações entre trabalho e capital?
Incentivo ao trabalhador, como sociedade simples de serviços, podemos citar alguns exemplos com: participação nos lucros da empresa, participação na gestão, participação no capital.

Que vantagens aempresa teria se aceitasse formalmente a participação do trabalho na sua propriedade, na sua gestão e nos seus resultados?
O trabalhador ira se sentir parte da empresa, participando dos ganhos e perdas, motivando esses a trabalharem com mais dedicação e sem horários pré-estabelecidos por exemplo.

BEM COMUM
O que significa a primazia do Bem Comum sobre o bem particular?

Significa que...
tracking img