Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Esse trabalho vem abordar a ética no sistema de globalização, que é um sistema econômico que faz a interconexão dos mercados financeiros no mundo todo e vem comandando o mercado de trabalho planetário se tornando um desafio para a ética, no trabalho, na educação e na saúde da sociedade.

DESAFIOS ÉTICOS DA GLOBALIZAÇÃO
A NOVA PROBLEMÁTICA DO TRABALHO E A ÉTICA
De início aofalarmos de ética e trabalho não podemos deixar de comentar sobre a globalização ela vem de um sistema econômico que significa uma enorme interconexão dos mercados cambiais e financeiros de títulos e valores que provocou fluxos maciços e contínuos de capitas entre os principais centros financeiros no mundo. Esse sistema vem comandando o mercado de trabalho no mundo todo se tornando um desafio para aética no sistema de globalização, estes limites ético e não ético se torna muito difíceis de perceber, é uma linha tênue e perigosa, por assim dizer, o agir eticamente pode significar não ter chances de permanecer no mercado globalizado, ou ter que dividir o mercado, seria o correto. A história mostra a crise do sistema capitalista e da sua reestruturação produtiva no mundo do trabalho nos países,essa crise econômica diminuiu o mercado, as empresas se voltaram para o exterior, e a política obrigou as empresa a melhorarem de produtividade e qualidade.
O mercado de trabalho elevaria custo de produção e competitividade e os países que mais avançaram em termos de flexibilidade das relações de trabalho são os que tendem a obter melhores índices de produtividade. Em 1970 e 1980 foram marcadaspelas reconstruções da produção de reajustamento social e político e a estruturação de todo o processo produtivo. Foi criado um novo paradigma de produção industrial, possibilitado pela revolução tecnológica que transformou a ciência e a tecnologia em forças produtivas, agentes da própria acumulação do capital fazendo crescer enormemente a força de trabalho, e a primeira conseqüência disso foi àdificuldade de organização dos trabalhadores nessas novas condições, o que desencadeou uma diminuição expressiva da presença e da marca dos trabalhadores na sociedade e no Estado, com uma conseqüência da diminuição da consciência dos direitos sociais.
Nessa concepção de globalização, a ética do trabalho hoje perde a sua força de persuasão, tanto pela erosão das representações religiosas que,sustentariam uma postura ética, como pelo prazer centrado no consumo, que se torna um domínio, ou seja, o homem da preferência para seus critérios racional que determinam suas ações enquanto ações humanas que faz do seu trabalho a motivação fundamental da ação humana, ele perde o sentido de sua vida e mostra uma característica individualista que contamina toda a sociedade e corroí toda a base ética.É fácil falar em ética, é fácil exigir ética dos outros, porém, é difícil ter um comportamento ético, agir com responsabilidade e compromisso social, no exercício da profissão, quando se está inserido em um sistema que por sua própria natureza é antiético,e vive da exploração humana, precisamos de uma ética que possa transpor as fronteiras da mesma forma que a globalização transpõe, para ser capazde dar conta de seus desafios, ou seja, precisamos uma ética global.
2 - DESAFIOS Á EDUCAÇÃO EM UMA SOCIEDADE PLANETARIA
Há uma pergunta que não podemos deixar de fazer, quando em nossos dias falamos em educação será que nós nos situamos, em nosso pensar e em nosso agir, realmente, no mundo de hoje. O nosso mundo está passando por mudanças tão profundas que abalam a base da nossa civilizaçãoe que parecem levar á construção das bases para um novo padrão civilizatório. Hoje se anuncia por todos os cantos, uma sociedade global, de informação e de comunicação em processo de planetarização na qual surgiu uma cidadania mundial.
Somos seres históricos e isso significa dizer nós só situamos em tradições que continuam á nos marcar mesmo quando mudanças radicais estão acontecendo, mas é...
tracking img