Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades previstas
-Com base nas definições de ética de Platão e Aristóteles, respondas as seguintes questões:
A) Como Platão define o conceito de ética?

R: Para Platão filósofo e matemático da Grécia antiga, ética consiste na aplicação da doutrina das ideias, do bem. A vida humana e a moralidade consistem na participação da ideia do bem no agir humano, ou seja, na imitação do bem cadapessoa tem uma forma na escolha dos meios que conduzem a felicidade. No pensamento de Platão, o reencontro da ética e realidade se da através de uma grande reforma social, política e econômica que torne a cidade mais simples, mais desligadas dos valores matérias e mais igualitárias, isso só seria possível se o poder fosse centralizado nesta camada dominante dos guardiões para os quais a simplicidadee a educação deveriam ser mais rígidos. Esses guardiões escolhidos por suas qualidades praticaram harmonia completa do verdadeiro sentimento ético, sacrificando a si próprio em detrimento ao bem comum. Platão define bondade como sendo uma ideia generalizada, seu conceito mais abstrato cuja sombra era as noções cotidianas da bondade.

B) Segundo Platão, qual a relação entre a ética e a vida emsociedade?

R: Segundo Platão, existe a necessidade de resgatar o velho sentido da ética da justiça e moral, que se perderam durante acréscimos e enriquecimentos de Atenas, ou seja, à volta a uma sociedade mais simples, uma sociedade estável que tende a perfeição.
Assim a dissociação entre o mundo real e os valores éticos, Platão contrapõe a necessidade de uma restruturação da sociedade segundoesses valores por mais radical eu possa parecer. A substituição da plutocracia ( do grego ploutos: riqueza; kratos: poder-sistema politico no qual o poder e exercido pelo grupo mais rico), que reinava na Atenas imperial dos mercadores por uma “timografia do espírito” , na qual os governantes seriam os melhores dentre os homens de seu tempo em termos de conhecimentos e sabedoria.
Nas implicaçõesutópicas de Platão, é necessária limitação ao mínimo a propriedade extinguir as unidades familiares de forma a garantir que todos sintam irmãos de fato por que criados pelos estados, não por família isso não significava eliminar os mercadores e agricultores, mas limitar-lhes a ação e principalmente, privar-lhes por completo poder politico.

C) Qual a definição de ética em Aristóteles?

R:Considerando um dos maiores pensadores de todos os tempos, aluno de Platão e professor de Alexandre o grande, Aristóteles foi um dos grandes filósofos gregos. Segundo o sistema aristotélico a ética e a ciência das condutas menos exatas passíveis, de modificação. Ela não se prende às características imitáveis do ser humano, mais sim, naquilo que pode ser obtido nas ações repetidas como também hábitosque constituem virtudes e vícios, sendo que seu objetivo final é a conquista da felicidade. Segundo Aristóteles o homem, alcançará seu estado ideal, quando atingir o meio termo no qual a moral ira se adequa junto à razão. Na filosofia aristotélica, a ética esta preocupada com a felicidade individual e a politica com a felicidade coletiva da polis, compondo a unidade chamada filosofia prática.

D)Quais os pontos comuns entre as definições de ética de Platão e de Aristóteles?

R: Os pontos comuns nas definições de ética de Platão e Aristóteles, basta saber o que é o bem para pratica-lo, segundo o qual é essencial conhecer a ideia geral do bem. Para quem o bem equivale a moderação das paixões, todos os dois estabelecem como fonte da ética, a noção que a felicidade, entendida no sentidomais amplo da eudaimonia era a recompensa dos virtuosos. Os dois autores estarão então constituir uma teoria ética parte das primícias que de um lado existe uma ética objetivas e do outro que o homem só pode ser feliz se seguir esses princípios.



- Com base na música “Quinta-feira”, responda os seguintes questionamentos:

A) Segundo a vivência da ética, comente a música “Quinta-feira”....
tracking img