Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Me: pesquisa sobre ética e religião.PROVA DIA 09-10-12!!!!!!!!!!!
Pesquisar:
Ética, Moral e Cidadania.

Anotações: (14/08/12)

O direito nasce do próprio homem, que delimita seus limites e impõem sanções a quem os ultrapasse.

Dita o que é certo e o que é errado, impondo deveres e direitos

A questão dos deveres do homem perante a sociedade: Através da educação em casa (seio familiar) ena escola.

Pesquisa Internet
A ética tem por finalidade a investigação, análise e explicação do comportamento moral humano, ou seja, o conjunto de princípios e valores que orientam as relações humanas.

“Se eu soubesse algo que me fosse útil e que fosse prejudicial à minha família, expulsá-lo-ia de meu espírito. Se eu soubesse algo útil à minha família que não o fosse à minha pátria,tentaria esquecê-lo. Se eu soubesse algo útil à minha pátria que fosse prejudicial à Europa, ou que fosse útil à Europa e prejudicial ao gênero humano, considerá-lo-ia um crime, pois sou necessariamente homem, ao passo que sou francês por mera casualidade”. Montesquieu

Ética: O homem não é senão o seu projeto e só existe na medida em que se realiza”. Sartre

A ética é muito mais complexa, geral euniversal do que a moral. A moral limita-se a determinadas esferas da conduta humana, exemplo: moral sexual, profissional etc.
A moral é de conformidade com a época, a ética transcede a época.
Os valores morais, justiça, lealdade, fidelidade, honestidade, estão inseridos na sociedade de forma geral, sem eles a vida social seria impossível.
Fome, chacina de seres humanos e animais, linchamentos,infanticídios, estupros, genocídios, torturas, eutanásia, aborto, roubos, são alguns exemplos que colocam à prova nossos valores morais.
Nossas ações, nossos sentimentos dizem respeito as escolhas que fazemos entre o bem e o mal, sempre para satisfazermos nossos desejos, para atingirmos nossos objetivos.
Dessa forma, os nossos sonhos, aspirações nascem e existem como parte inerente de nossavida, mas muitas vezes não podem ser satifeitos da forma que queremos, pois vivemos em sociedade, somos limitados, temos normas a seguir.
A função da moral é normatizar a vida em sociedade. As normas morais variam no tempo e no espaço de acordo com as necessidades sociais.
Os antigos esquimós, antes do processo de ocidentalização, sacrificavam as crianças do sexo feminino. Não consideravam esse atoimoral, pois as meninas não eram extensão de braço (força de trabalho) e representavam um estorvo à sociedade esquimó, um peso. Este exemplo deixa claro que as normas morais variam de uma sociedade para outra.
Existem sociedades poligâmicas (o homem pode ter mais de uma esposa) e sociedades monogâmicas (ocaso brasileiro, o homem pode ter apenas uma esposa).
Assim sendo, as normas morais sãorelativas, o que é correto para uma sociedade pode não ser para outra. O grupo social é que determina as normas morais de acordo com suas crenças, hábitos e necessidades.
Então, podemos caracterizar a moral como sendo um conjunto de normas e valores que normatizam, regularizam o comportamento dos indivíduos e da sociedade. Aqueles que não cumprem as determinações sociais, normalmente são banidos.
Aética é a base da sociedade, quando ela está ausente é o caos que se estabelece na sociedade. A violência que experimentamos todos os dias nas ruas, nos becos, nos bares, nas escolas, enfim em todas as instituições e espaços humanos, é a amostra viva de que a vida precisa de uma ética. Política sem ética? Cultura sem ética? As conseqüências se fazem sentir em todas as esferas da vida humana.“Nenhuma criança nasce boa ou má – os valores são aprendidos, a responsabilidades dos pais, professores, na educação dos jovens é imensa.” (Ronca, Paulo Afonso, A clara e a gema)

Os quatro pilares da Educação:
1-Aprenda a conhecer: Este tipo de aprendizagem que visa nem tanto a aquisição de um repertório de saberes codificados, mas antes o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento...
tracking img